Logon
Blog

Cólicas menstruais: saiba o que fazer para reduzir a dor

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

Vida de mulher não é fácil. Muitas, infelizmente, têm um encontro marcado com as desagradáveis cólicas menstruais todos os meses. Essas dores são comuns, mas, em alguns casos, dificultam a rotina de trabalho e a realização das atividades cotidianas mais básicas. 

Se você é parte desse time, confira, abaixo, algumas informações sobre as cólicas e o que é possível fazer para reduzir seus efeitos negativos.

Como surgem as cólicas?

Conhecida também como dismenorreia, a cólica menstrual é uma dor na região do pé da barriga, parte mais baixa do abdome que surge como manifestação de contrações do útero. Essa ação é necessária para eliminar o endométrio quando uma gestação não aconteceu (a camada interna uterina cresce a cada ciclo com o objetivo de preparar o local para receber um embrião, caso a mulher engravide).

As cólicas são divididas entre primárias e secundárias.

A cólica primária é quando desde o primeiro ciclo menstrual da vida da mulher ela já tinha cólicas. A secundária é quando ela antes não tinha cólicas e passa a ter em algum momento da vida. Geralmente a dismenorreia secundária nos preocupa mais, mas toda cólica deve ser valorizada se incomoda a mulher. 

As mulheres nessa situação devem procurar um ginecologista para um diagnóstico mais preciso e para receber o tratamento adequado.

Como diminuir as dores?

Existem técnicas que podem ajudar a diminuir o desconforto causado pelas cólicas menstruais regulares. Veja alguns exemplos:

Faça exercícios físicos

Isso auxilia a relaxar a musculatura da região e a suavizar as dores.

Pratique meditação

Há estudos que comprovam o benefício da meditação diária para alívio de dores crônicas. 

Tome medicamentos para a dor

Um médico pode receitar um analgésico ou remédios específicos para diminuir esse incômodo e lembre-se: a automedicação não deve ser uma alternativa. Sempre procure a ajuda de um profissional!

Mantenha o abdômen aquecido

Tomar um banho quente e repousar com uma bolsa de água aquecida sobre a região dolorida pode contribuir para aliviar o desconforto. Isso porque o calor tem capacidades de relaxamento muscular.

As cólicas menstruais são comuns, mas, se você sente dores que a incomodam e que têm atrapalhado suas atividades cotidianas, não deixe de procurar um médico.

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430​

​​ Agendamento​

Veja mais