Logon

Ginecologia

shutterstock_1494227003.jpgA Ginecologia é a especialidade médica que cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida. 

Tem um papel importantíssimo tanto na prevenção, quanto no tratamento de doenças relacionadas aos órgãos genitais femininos. Isso inclui vulva e vagina, colo do útero, útero, ovários, trompas e mamas. 

​O Hospital 9 de Julho conta com um grande diferencial no atendimento dessa especialidade: a Clínica da Mulher,  um ambiente acolhedor e especializado nos cuidados com a saúde feminina. São ginecologistas, mastologistas, cirurgiões plásticos, dermatologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, entre outros são capacitados para tratar das diversas necessidades relacionadas com o bem-estar de mulheres em todas as fases.

Uma das grandes vantagens da Clínica da Mulher é a facilidade de, em um mesmo espaço, poder realizar tanto consultas quanto exames como mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia e testes necessários para o diagnóstico precoce de câncer. 

Além disso, conta com o Núcleo de Endometriose, com especialistas capacitados para tratar da doença que atinge 10% da população feminina. 

Temos ainda a equipe multidisciplinar de especialistas para tratamento de Oncoginecologia, para o diagnóstico precoce e tratamento de tumores e cânceres relacionados ao aparelho genital feminino (entre eles, o câncer de colo de útero, vulva e vagina, ovário e do endométrio).

  • Para saber mais sobre a Clínica da Mulher, clique no botão abaixo:

clique aqui​

  • Para conferir como é o funcionamento da Oncoginecologia, clique:

clique aqui​

  • Conheça também o Núcleo de Endometriose:

clique aqui​


​​Mastologia não trata apenas o câncer de mama 
O que é?
​​​​É a especialidade médica que estuda e trata as patologias que atingem as mamas. "Engloba tanto as doenças benignas quanto as malignas e que atingem não só mulheres, mas também os homens", afirma o mastologista do Hospital 9 de Julho, Dr. Fabio Laginha.

Doenças - Entre as mulheres jovens, as doenças mais frequentes que costumam ocorrer são as de caráter benigno e que se manifestam principalmente no final da adolescência e começo da vida adulta, quando o corpo começa a produzir mais hormônios. É o caso de doenças como os fibroadenomas (nódulos) e as assimetrias (quando os seios têm tamanhos diferentes).

Durante o período de gravidez e amamentação, as queixas mais comuns dizem respeito a infecções, como a mastite. "Depois dos 40 anos, a patologia que predomina no atendimento de mastologia é a prevenção do câncer de mama. É uma doença que atinge principalmente as mulheres, embora possa acontecer também entre homens. Um em cada cem pacientes de câncer de mama é homem", afirma Laginha. De acordo com o médico, entre os homens, a doença mais prevalente atendida pelo mastologista é a ginecomastia, que é o crescimento das glândulas mamárias.

Equipe - O Hospital 9 de Julho conta com mastologistas altamente qualificados, que trabalham de forma integrada com uma equipe multiprofissional composta por médicos oncologistas, cirurgiões plásticos, ginecologistas, oncoginecologistas entre outros. Outro diferencial é a Clínica da Mulher,local onde as pacientes podem realizar exames e consultas com profissionais de diversas especialidades. 


​​Cirurgia Robótica Ginecológica 
A ginecologia também foi uma das especialidades beneficiadas pela cirurgia robótica​. Nesta área é possível tratar diversos tipos de cânceres ginecológicos​, miomas e, especialmente, a endometriose.  Na endometriose, o tecido endometrial – que reveste o útero e cuja descamação gera o sangramento menstrual - sai da cavidade uterina e cresce em outros órgãos – ovário, intestino, trompa, bexiga e até no pulmão.

Os sintomas incluem: 
- Dismenorreia (cólica) dentro ou fora do período menstrual; 

- Dor nas relações sexuais;
- Infertilidade. 

​​​O tratamento de endometriose pode envolver cirurgia e medicações. A parte clínica do tratamento envolve tratamento hormonal (por exemplo, pílulas anticoncepcionais) para diminuir a evolução da doença e controlar os sintomas de dor.

A boa notícia é que há um grande avanço no diagnóstico, assim como a opção de tratamento por cirurgia robótica ginecológica, se houver indicação cirúrgica, pois este método permite a equipe mais precisão nos movimentos, portanto, menos dor pós-operatória, menos tempo de internação, menos perda de sangue em geral.

 A cirurgia robótica consegue identificar mais focos de endometriose do que a laparoscopia, devido a sua visão 3D.​

Equipe - A equipe de ginecologia do H9J têm um núcleo robótico que atua com médicos certificados desde 2014 com excelentes resultados tanto para pacientes com endometriose, também com câncer de endométrio, colo do útero e alguns casos de câncer de ovário. Além de cirurgias ginecológicas em geral eletivas e também de urgência. 

Qualquer mulher com indicação cirúrgica para videolaparoscopia por qualquer doença ginecológica benigna (miomas, adenomiose, cistos de ovário etc)  ou maligna (câncer de endométrio, câncer de colo de útero etc), eletiva ou urgência (gravidez êectópica, cisto de ovário roto) tem a oportunidade de fazer cirurgia robótica. Todos os ginecologistas da Clínica da Mulher e plantonistas do Pronto Atendimento da Ginecologia têm condições de orientar nossas pacientes sobre a cirurgia robótica.​


Principais doenças 

HPV

Mitos e verdades sobre a vacina de HPV

> Anticoncepcional pode reduzir o risco de câncer de endométrio


Câncer de mama 

> Câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres 

> Dor nas mamas? Saiba quais são as causas

> Mamografia detecta pequenos nódulos 


Câncer de ovário

> Câncer de ovário é um dos mais difíceis de diagnosticar


Endometriose 

O que é a endometriose?

Diferença entre endometriose e adenomiose

Dor é principal sintoma da endometriose 

Endometriose atinge 10% das mulheres


Menopausa

O que muda no corpo com a menopausa?

> Menopausa precoce: entenda o que é e saiba como diagnosticar

> Osteoporose é mais comum em mulheres no pós-menopausa

> Reposição Hormonal: fazer ou não?


Incontinência Urinária

 Incontinência urinária atinge um terço da população feminina brasileira

> Conheça o exame que ajuda a diagnosticar a incontinência urinária 

Incontinência Urinária de Esforço atinge 20% das brasileiras acima dos 40 anos

Existe fisioterapia para melhora da perda urinária e relação sexual?


Prevenção

> 9 dicas para reduzir o risco de desenvolver câncer


Quer saber mais? 

Clique na imagem abaixo e acesse o e-book com tudo sobre saúde feminina! 


ebook saúde da mulher_Page_01.jpg


​​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.


Agendamento



Veja também

Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11)3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados

Portal de Privacidade

Feito com pela Mult-Connect