Logon
Blog

Câncer de boca: o que é e como tratar?

Doença afeta a mucosa que reveste a cavidade oral e pode ser tratada com cirurgia

O câncer de boca é um tumor maligno que pode se desenvolver em qualquer parte da mucosa da boca, incluindo estruturas como lábios, língua, bochechas, glândulas salivares e céu da boca (palato). Apesar de ser relativamente comum, a doença muitas vezes é negligenciada, o que pode atrasar o diagnóstico e comprometer as chances de cura. Continue a leitura para saber mais.  

​​Agendar consulta​

​​O que é câncer de boca? 

O câncer de boca é um tipo de patologia caracterizada pelo crescimento anormal de células malignas nas células da mucosa oral (chamada de epitélio de revestimento).  

A doença pode surgir em qualquer parte da cavidade oral que possua essa mucosa, como lábio, língua, gengivas, céu da boca, amígdala e glândulas salivares, entre outras estruturas. Em geral, a doença é mais comum em homens com 40 anos ou mais.  

​O que causa câncer de boca? 

O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de boca é o tabagismo, principalmente quando associado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a má higiene oral (que pode provocar outros problemas também, como cáries e sensação de boca amarga).  

Outros fatores de risco importantes são a infecção pelo HPV (Papiloma vírus humano) e a exposição excessiva ao sol sem proteção nos lábios.  

Por isso, formas de prevenir o câncer de boca incluem manter hábitos saudáveis de vida (como não fumar, não beber) e realizar uma boa higiene bucal todos os dias. 

​​​Quais são os sintomas de câncer de boca? 

Os sintomas iniciais do câncer de boca são o surgimento de ferida na boca que não cicatriza com facilidade e que é dolorosa. A doença também pode se manifestar com o surgimento de gânglios aumentados no pescoço e provocar rouquidão e dificuldade para mastigar ou engolir. 

​​Fase inicial 

Os sintomas iniciais do câncer de boca são o surgimento de ferida na boca que não cicatriza com facilidade e que é dolorosa. A doença também pode se manifestar com o surgimento de gânglios aumentados no pescoço e dificuldade para mastigar ou engolir. 

No caso dos tumores que atingem as glândulas salivares, eles podem ser malignos ou benignos. Neste segundo caso, o sintoma mais comum é o surgimento de nódulo de crescimento lento e indolor em região abaixo da orelha ou da mandíbula. 

​​Fase avançada 

Em fases mais avançadas, o câncer de boca pode provocar sintomas como: 

  • Sangramento na boca; 
  • Perda de peso sem causa aparente; 
  • Dormência na boca ou no rosto; 
  • Inchaço no pescoço; 
  • Dificuldade para mover a língua ou a mandíbula.  

​​​Bolha de sangue na boca pode ser câncer? 

Não necessariamente. Mesmo assim, é importante consultar um médico especializado na cavidade oral (como o otorrinolaringologista) ou dentista para avaliar adequadamente, especialmente se a lesão não cicatrizar e persistir por mais de duas semanas.  

​​Como é feito o diagnóstico? 

O diagnóstico de câncer de boca é feito por um médico por um médico (oncologista, cirurgião de cabeça/pescoço ou otorrinolaringologista) ou dentista e envolve: 

  • Exame físico (na boca e pescoço) do paciente e anamnese; 
  • Realização de exames de imagem como tomografia computadorizada e ressonância magnética (para determinar o estágio e a extensão da lesão); 
  • Realização de biópsia para confirmar ou descartar a malignidade.  

​​Câncer de boca tem cura? 

Sim, o câncer de boca pode ser curado, desde que seja diagnosticado de forma precoce.  

​​Como é feito o tratamento? 

O tratamento para o câncer de boca geralmente é cirúrgico e envolve a remoção (ressecção) do tumor da boca e dos gânglios linfáticos do pescoço. Os gânglios são retirados porque podem alojar de forma oculta metástases da doença.  

O pós-operatório depende da extensão da cirurgia em função da doença. Em geral, o paciente necessita do apoio de uma equipe multiprofissional para a reabilitação da fala e da deglutição.  

Já a radioterapia e a quimioterapia podem ser utilizadas como tratamentos complementares e preventivos (para evitar que a doença se espalhe para outros órgãos). 

​​Qual médico procurar? 

Se você apresentar algum sintoma de câncer de boca, é importante consultar um médico o mais rápido possível. Os profissionais mais indicados para diagnosticar e tratar o câncer de boca são o cirurgião de cabeça e pescoço e o oncologista especialista em câncer de cabeça e pescoço.  

O Centro de Oncologia do Hospital Nove de Julho compõe a estrutura da Dasa Oncologia e reúne o cuidado completo – do diagnóstico ao tratamento de casos de câncer – em um bloco exclusivo, fora do ambiente hospitalar. 

Nele, os pacientes têm acesso a uma estrutura completa com Centro Cirúrgico equipado com robôs de alta tecnologia, Centro de Diagnósticos para a realização de exames, Internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um Pronto-Socorro preparado para atender adultos e crianças 24h. ​

​​Agendar consulta​



​​ Agendamento​

Veja mais