Logon
Blog

Conheça o simulador para a cirurgia robótica

H9J é o primeiro hospital da América Latina a adquirir o novo equipamento

​​Robotix (14).jpgO H9J foi o primeiro hospital da América Latina a adiquirir a plataforma completa de treinamentos em cirurgia robótica, composta pelo Robotix Mentor e o Lap Mentor Express, capazes de treinar o cirurgião e o assistente ao mesmo tempo. 

Uma das vantagens deste novo simulador é que ele é portátil e pode ser acoplado (como uma mala) ao console do robô e seu grande diferencial é que ele realmente simula os processos da cirurgia, como sutura, cauterizações etc. Importado, o investimento foi de US$ 150 mil.

Treinamento 

Com este novo simulador, o Hospital conta com um serviço de gerenciamento de programas de treinamento e currículos customizados, no qual um departamento especifico da empresa parceira, por meio de uma base online, avalia cada usuário dos simuladores para verificar os exercícios executados, sugerindo tarefas que estão atrelados a cada especialidade cirúrgica ou procedimento especifico. Além disso, traz as métricas que provam quais objetivos foram alcançados e os que não foram. Estes dados servirão para atestar a proficiência dos alunos após horas de simulação.

O médico que deseja se especializar em cirurgia robótica precisa passar por processo de habilitação com 6 fases que dura cerca de um ano. Confira:

PRIMEIRA ETAPA – Consiste em aulas on-line. O novo simulador prepara com exercícios práticos o cirurgião para as provas de conhecimento que são ministradas pela empresa Intuitive Surgical, fabricante do robô Da Vinci.

SEGUNDA ETAPA – O médico observa em sala cirurgias robóticas ao vivo, realizadas por cirurgião habilitado.

TERCEIRA ETAPA – Treina com o robô, no próprio Hospital 9 de Julho, com um técnico da empresa fabricante que mostra o funcionamento dos mecanismos do robô.

QUARTA ETAPA – O médico precisa cumprir 20 horas no simulador no H9J para treinar habilidade.

QUINTA ETAPA – Faz curso no exterior, onde o médico realiza cirurgias em animais.

SEXTA ETAPA – É a mais complexa de todas. O médico precisa realizar um mínimo de 10 cirurgias robóticas acompanhado de um Proctor (instrutor) da sua especialidade.

Robotix (15).jpg


​Leia mais:

Cirurgia Robótica​​​

​​Agendamento Online​ ​​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​

Veja mais