Câncer de mama: Mamografia detecta pequenos nódulos
Logon

Notícias

Câncer de mama: Mamografia detecta pequenos nódulos

20/10/2015
​​​​​A mamografia é um exame eficaz para detectar lesõ​es​ iniciais e  não palpáveis, segundo o Dr. Fábio Laginha, mastologista e oncoplástico da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho. "É ainda o único exame que reduz a mortalidade", afirma o médico.

Além da mamografia, outros exames complementares podem ser necessários dependendo da idade da paciente, do tipo de lesão e da história familiar, segundo o Dr. Laginha. Entre eles a ultrassonografia das mamas e a ressonância magnética. "Lesões suspeitas devem ser investigadas", informa o médico.

As biópsias de tecido normalmente identificam qual tipo de lesão com segurança. Para as lesões com diagnóstico positivo, um segundo exame será realizado no material coletado : o estudo dos receptores hormonais e a classificação histológica, importantes informações para programação da quimioterapia e da hormonioterapia. 

Informações importantes

Chegando ao consultório com a mamografia e uma suspeita para câncer de mama​, imediatamente o mastologista iniciará uma investigação minuciosa sobre histórico familiar, histórico ginecológico, fatores de risco e possíveis doenças que se relacionam com câncer de mama. Todos os exames serão criteriosamente analisados e complementados caso necessário, por fim a biópsia nos casos suspeitos. "Não perder tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento é essencial para evitarmos que a doença progrida", alerta mastologista.

Entre as informações transmitidas pelo médico é muito importante saber em que estágio está a doença, opções de tratamento, efeitos colaterais, duração do tratamento, dados sobre a internação, dieta, como e quando fazer a reconstrução mamária etc. 

Veja também

Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect