Logon

Notícias

H9J adquire HIFU: nova tecnologia para tratar câncer de próstata

21/12/2018

​O Hospital 9 de Julho acaba de adquirir o Hifu, um ultrassom de alta intensidade, utilizado para o tratamento focal de tumores de próstata.

O equipamento utiliza ondas de calor, ou seja, energia térmica para destruir  tumores da próstata, sem remover toda a glândula.

Segundo o Dr. Rafael Coelho, onco-urologista e urologista e cirurgião robótico,  responsável pela implantação da tecnologia no hospital, o aparelho é indicado para alguns casos específicos, como para pacientes com câncer de próstata inicial confinado a próstata, por exemplo. "Esses são os melhores candidatos".

Como é feito?

O procedimento é realizado em Centro Cirúrgico ou em centro intervencionista. O paciente passa por anestesia geral e, com a ajuda de imagens da Ressonância Magnética previamente realizadas, o cirurgião delimita as regiões da próstata a serem tratadas. O equipamento além de mostrar imagens tridimensionais da próstata ainda destrói, por meio de ondas de calor, os tumores, preservando as áreas sadias ao redor.

Para o paciente, além da vantagem do procedimento ser de menor porte, ainda tem a possibilidade de minimizar os temidos efeitos colaterais, como incontinência e impotência. Não há necessidade de internação, o paciente recebe alta no mesmo dia.  

Quais indicações? Para que tipos de câncer?

Ele é indicado para o tratamento de câncer de próstata localizado, para alguns casos específicos, não é para todos os pacientes. São pacientes com doenças iniciais. O câncer de próstata tem amplo espectro de  tratamento, que pode incluir também a cirurgia robótica, radioterapia ou bloqueio hormonal. É fundamental procurar um especialista que possua experiência nas técnicas disponíveis para avaliar a melhor forma de tratamento.

Evolução

De acordo com o Dr. Coelho, o Hifu vem ao encontro do conceito de tratamentos personalizados. "Não é um tratamento para todos os pacientes. É uma terapia focal".

Com a melhoria dos métodos de imagem, como a Ressonância Magnética de 3 tesla que o Hospital 9 de Julho acaba de adquirir, o cirurgião consegue identificar melhor as áreas de câncer dentro da próstata e, ao invés de tirar a glândula inteira, simplesmente ablar as áreas de tumor dentro dela. Assim, preserva parte da próstata o que ajuda a minimizar os riscos dos colaterais como a incontinência urinária e a disfunção erétil.

Este método é diferente do que se faz atualmente, mesmo na robótica, cuja cirurgia retira toda a  glândula. Segundo o médico, o método é parecido com o que é feito em outros órgãos, como o rim e o pulmão onde se tiram apenas nódulos, preservando os tecidos.

Início da operação

De acordo com o Dr. Coelho, o Hifu vem ao encontro do conceito de tratamentos personalizados. Cada paciente deve ser tratado de maneira diferenciada, de acordo com o grau de agressividade e volume de doença na próstata. "Não é um tratamento para todos os pacientes. A terapia focal deve ser utilizada principalmente em tumores iniciais ou nos tumores de agressividade intermediária restritos à próstata e com apenas um foco principal de doença".

Com a melhoria dos métodos de imagem, como a Ressonância Magnética de 3 tesla de última geração que o Hospital 9 de Julho acaba de adquirir, o cirurgião consegue identificar melhor as áreas de câncer dentro da próstata e, ao invés de tirar a glândula inteira, simplesmente ablar as áreas de tumor dentro dela. Assim, preserva parte da próstata o que ajuda a minimizar os riscos dos colaterais como a incontinência urinária e a disfunção erétil. Segundo o médico, o método é parecido com o que é feito em outros órgãos, como o rim, figado e o pulmão onde se retiram apenas nódulos, preservando os tecidos saudáveis. 

Início da Operação 

Como o equipamento é importado deve chegar ao Hospital na segunda semana de janeiro e, começar a operar, em fevereiro.

Foram investidos 1,5 milhão de euros.  

Centro Formador 

Com esta aquisição, o H9J se torna centro de referência e formação profissional para esta nova tecnologia; profissionais do mundo inteiro devem visitar  a instituição para formação avançada nesta nova tecnologia. O Dr. Rafael Coelho será o coordenador deste trabalho após treinamento avançado realizado na Franca.  

Agendamento

​​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.


 


Veja também

Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect