O que significa posturologia?

Desde a escola, aprendemos que “logia” no fim da frase significa que a palavra refere-se ao estudo de alguma coisa. Não é diferente com “posturologia”, um termo pouco utilizado, mas que envolve uma questão muito atual: o estudo da nossa postura e suas implicações na saúde.

Hoje passamos boa parte do tempo sentados à frente de um computador. Há também aqueles que carregam bolsas e mochilas pesadas ou que não se preocupam muito com a postura enquanto realizam atividades repetitivas como dirigir ou mesmo andar. Há ainda as pessoas que, às vezes inconscientemente, ficam com a postura curvada, por serem muito altos em relação a outras e ao mobiliário, por exemplo.

Um, dois dias agindo desta maneira não faz diferença. Agora, multiplica essa má postura e sobrecarga pela vida inteira – ou, pelo menos, pelos 30 anos de vida profissional! É muita coisa para o corpo.

Na “posturologia”, médicos do esporte, ortopedistas, fisiatras, fisioterapeutas, entre outros, avaliam a postura do paciente e indicam o tratamento mais adequado para reverter ou neutralizar o quadro.

Algumas pessoas estão tão acostumadas à má postura que nem percebem mais o problema, ou se dão conta quando as dores aparecem.

Posturologia na corrida

Imaginou o que pode acontecer se você praticar uma atividade física antes de corrigir a postura errada? Alguns tipos de lesões nos músculos, articulações e até nervos podem ocorrer.

Se você curte correr e integra a assessoria esportiva da Run&Fun, visite a tenda da marca durante a corrida Track&Field no dia 4/5 no Shopping Villa Lobos. Os corredores que comparecem ao evento poderão fazer uma auto-avaliação nos equipamentos fornecidos pelo H9J.

Dr. Ricardo Nahas, coordenador do Centro do Medicina do Exercício e do Esporte do H9J.