Logon
Blog

Higiene íntima: cuidados ao escolher o melhor sabonete

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Agendar Consulta​
​​É comum que muitas mulheres se sintam pressionadas a acreditar que seus corpos somente estarão limpos se utilizarem toda uma gama de produtos de higiene íntima.

A verdade é que autoconhecimento e cuidados básicos de higiene são mais do que suficientes para garantir a sua saúde e bem-estar.

Acredite, seu corpo já conta com defesas naturais bastante eficientes para seus órgãos sexuais.

Flora em harmonia

A flora bacteriana da vagina age naturalmente para manter a harmonia do ambiente onde vive. A oleosidade e umidade naturais que ela produz mantêm equilibrada a acidez da região íntima, o que confere uma proteção natural contra infecções.

A lavagem excessiva e o uso frequente de produtos como sabonetes e loções desgastam esta barreira protetora e deixa você mais vulnerável a infecções que causam dor e desconforto. Evite ao máximo limpar dentro da vagina.

Água e sabonete neutro

Na área externa da vagina, a vulva, basta usar água em temperatura fria ou morna e sabonete próprio para a região ou um sabonete comum preferencialmente líquido, com pouco perfume e sem cor (branco ou transparente).

Após ir ao banheiro, limpe-se sempre de frente para trás para evitar que micro-organismos da região anal se misturem à flora vaginal.

Guarde o sabonete com essências e outros ingredientes como microesferas esfoliantes para outros usos.

Odor

As mulheres têm, cada uma, seu próprio cheiro natural. Desodorantes, lenços e perfumes encobrem o cheiro, mas não o eliminam. Este odor geralmente não é detectável através de suas roupas.

Se você considera que tem um odor anormalmente forte ou suspeito, é mais provável que isto seja um sinal de que você tem uma infecção bacteriana, infecção urinária ou cistite. Se este for o caso, agende uma visita ao seu médico e tire a dúvida.

Perfumes genitais, hidratantes, lenços umedecidos devem ser evitados.

Perfumes genitais, hidratantes, lenços umedecidos devem ser evitados. O mesmo para absorventes diários que mantêm a região quente e úmida, aumentando o risco de infecções.​

Cuidado com a higienização de roupas íntimas 
A higienização de roupas íntimas sempre foi um assunto que gerou dúvidas entre as mulheres. Afinal, podemos ou não lavar a calcinha no banho? Clique para saber mais.

​​Agendar Consulta​


​​ Agendamento​

Veja mais