Logon
Blog

Psoríase: descamação e coceira são principais sintomas

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.


​​​​​Descamação da pele com manchas vermelhas, ressecamento excessivo e rachaduras, por vezes com sangramentos. Esses são alguns sintomas da psoríase, que também pode provocar coceira, queimação e dor. Por vezes a doença afeta também as unhas, provocando sulcos ou caroços, além de inchaço e rigidez nas articulações. Na maioria dos casos, porém, os sintomas se manifestam nos cotovelos, joelhos e dorso.

A enfermidade não é contagiosa, porém é crônica, sendo que sua manifestação na pele aparece e reaparece periodicamente. Suas causas não são conhecidas, mas os estudos apontam que ela pode estar relacionada com disfunções do sistema imunológico e predisposição genética.

Ela se desencadeia quando as células de defesa do corpo (linfócitos T) atacam as células de pele, dando origem a uma reação que leva à dilatação dos vasos sanguíneos e produção de glóbulos brancos para combater a infecção. Entre os fatores que podem desencadear ou agravar os sintomas estão o estresse (que debilita o sistema imunológico), a obesidade, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o tabagismo e o clima frio.

Quando os sintomas aparecem é importante consultar um dermatologista para fazer o diagnóstico adequado. O tratamento pode incluir hidratação da pele, medicamentos tópicos e banhos de sol. Casos mais acentuados podem requerer terapias com luz ultravioleta e medicamentos via oral ou injetáveis. Alimentação balanceada e prática de atividade física ajudam a diminuir os sintomas.

​​​​​



​​ Agendamento​

Veja mais