Logon
Blog

Osteoartrite: conheças as causas e os sintomas

Doença degenerativa afeta articulações do corpo e afeta milhões de pessoas no mundo

​Também conhecida como artrose, a osteoartrite é a doença músculo-esquelética mais frequente na população. É uma doença articular de caráter degenerativo, portanto, crônica. Leva a um comprometimento importante da função e mobilidade das articulações, sendo as amais acometidas: mãos, joelhos, quadris e coluna. Continuando a leitura, você saberá mais sobre essa condição. 

​​Agendar consulta​

O que é osteoartrite? 

​A osteoartrite ou artrose é uma condição articular degenerativa e crônica que se desenvolve ao longo do tempo devido ao desgaste das cartilagens que protegem as articulações do corpo.  

A cartilagem é um tecido resistente e elástico que cobre as extremidades dos ossos, permitindo um movimento mais suave das articulações. A osteoartrite leva a uma limitação funcional das articulações e acaba atrapalhando muito as atividades habituais, laborais e esportivas do indivíduo, gerando impacto importante socioeconômico e na qualidade de vida o indivíduo. 

​O que causa osteoartrite? 

A osteoartrite é uma doença multi-fatorial, ou seja, depende de várias causas que levam a deterioração da cartilagem das articulações. Os fatores mais comuns que provocam essa deterioração são:  

  • Idade, já que se trata de uma doença degenerativa e acaba por acometer pessoas acima dos 65 anos com mais frequência; 
  • Histórico familiar da doença (parte genética); 
  • Obesidade, já que o excesso de peso coloca mais pressão nas articulações e pode acelerar o desgaste da cartilagem; 
  • Lesões nas articulações; 
  • Uso repetitivo das articulações em esportes e trabalhos. 

​​Quais são os sintomas de osteoartrite? 

Os sintomas da osteoartrite podem variar de acordo com a gravidade da doença e a articulação afetada. Os sintomas mais comuns incluem: 

  • Dor, que pode ocorrer em repouso ou ao mover a articulação afetada (como dor no joelho, por exemplo) ou em atividades esportivas mais intensas; 
  • Rigidez da articulação afetada (principalmente pela manhã); 
  • Inchaço na articulação; 
  • Perda de função e de flexibilidade.  

Em alguns casos, quando a mobilidade está prejudicada pela osteoartrite, outro sintoma secundário que pode surgir é a mialgia (dor muscular, principalmente ao redor da articulação acometida).  

​Qual é a diferença entre osteoartrite e artrite?  

Osteoartrite e artrite são condições diferentes. A osteoartrite é uma forma específica de artrite que ocorre devido ao desgaste da cartilagem das articulações. É uma doença essencialmente mecânica e que tem tratamento ortopédico.  

Já a artrite é um termo mais amplo que se refere a qualquer inflamação nas articulações e tem diversas causas, entre elas: autoimune, inflamatória e secundárias a outras patologias. Doenças reumatológicas, como artrite reumatoide são causas de osteoartrite secundária e podem levar a dores reumáticas.  

​​Como é feito o diagnóstico? 

O diagnóstico da osteoartrite geralmente é baseado em história clínica e exames de imagem. A suspeita diagnóstica é feita no relato dos sintomas do paciente e na análise de exame físico, seguido da realização dos exames de imagem, como radiografias, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que podem mostrar o grau de deterioração da cartilagem e outras alterações nas articulações. 

​​Qual é o tratamento para osteoartrite? 

Por ser uma doença degenerativa e crônica, a osteoartrite não tem cura, mas pode ter sua história natural de evolução postergada. O objetivo principal do tratamento é reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.  

Em casos mais leves, orienta-se o tratamento dito conservador, com eventual uso de medicamentos para aliviar as dores e sessões de fisioterapia e atividades de baixo impacto para reduzir a inflamação e melhorar a mobilidade.  

Em casos mais graves, procedimentos adjuvantes, como infiltração articular com analgésicos e ácido hialurônico, podem auxiliar na melhora dos sintomas e na reabilitação. Em casos mais graves, a cirurgia de substituição articular (prótese) pode ser necessária. 

​Qual médico procurar? 

O especialista no tratamento da osteoartrite pura e simples, de caráter mecânico e degenerativo, é o ortopedista. No entanto, por ser de etiologia multifatorial, outros profissionais também acompanham essa patologia: reumatologistas e geriatras, por exemplo. 

​​​Como é o atendimento no Hospital Nove de Julho?  

O atendimento no Hospital Nove de Julho conta com uma estrutura completa para consultas e exames (laboratoriais e de imagem), além de um corpo clínico com médicos ortopedistas prontos para acolher e orientar os indivíduos portadores de osteoartrite em todas as etapas de seu tratamento. 

A equipe de ortopedistas altamente capacitada do Nove de Julho atende os pacientes com excelência tanto de forma clínica como cirúrgica, além de contar com expertise no atendimento de emergência em casos de traumas. ​

​​Agendar consulta​



​​ Agendamento​

Veja mais