Logo

Ortopedia

2 minutos de leitura

Tendinite patelar: saiba quais são as principais formas de tratamento

Condição normalmente é causada por atividades de sobrecarga na região anterior do joelho
CP
Dr. Camilo Partezani Helito - Ortopedista Atualizado em 17/07/2024
tendinite patelar

Existem diversos tipos de tendinites – ou seja, inflamações dos tendões (tecidos flexíveis responsáveis por ligar músculos e ossos, contribuindo para a movimentação do corpo). Uma delas é a tendinite patelar, por vezes chamada de tendinite no joelho.

O que é tendinite patelar?

A tendinite patelar é uma inflamação que acontece no tendão patelar, na região anterior do joelho – geralmente, afetando a origem desse tendão em sua inserção na patela.

Vale esclarecer que o tendão patelar conecta a patela à tíbia, que é um dos ossos da perna.

O que causa tendinite patelar?

A tendinite patelar normalmente é causada por atividades de sobrecarga na região anterior do joelho, o que pode ocorrer devido a excesso de volume e/ou intensidade em atividades de impacto (como a corrida) ou saltos. Por isso, muitas vezes essa condição atinge corredores e jogadores de futebol ou vôlei, por exemplo.

Também é uma patologia associada a um quadro fraqueza e desequilíbrio muscular, principalmente nos quadríceps (músculos localizados na parte anterior da coxa) e falta de alongamento (sobretudo de isquiotibiais, que são músculos da região posterior da coxa).

Quais são os sintomas de tendinite patelar?

O sintoma mais frequente da tendinite patelar é a dor na região anterior do joelho. Essa manifestação costuma ser desencadeada por atividades físicas de impacto, mas ela pode surgir até mesmo em repouso nos casos mais graves.

Saiba mais sobre dor no joelho.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da tendinite patelar é feito a partir da história clínica do paciente e do exame físico conduzido pelo médico. Como essa é uma condição que acomete o joelho, o ideal é consultar um ortopedista especialista em joelho.

Além da avaliação realizada durante a consulta, podem ser solicitados exames de imagem (como ultrassom e ressonância magnética) para confirmar a suspeita de tendinite.

Qual é o tratamento para tendinite patelar?

A abordagem inicial e mais habitual para a tendinite patelar é o tratamento conservador com fisioterapia ou reabilitação física, visando o alívio da dor, o controle inflamatório e o fortalecimento de tendões e músculos.

Outras medidas que podem ser úteis no controle da dor, sobretudo em situações de agudização (crises), são os medicamentos analgésicos, os medicamentos anti-inflamatórios e as compressas de gelo.

Já em casos refratários ao tratamento conservador, pode-se recorrer às infiltrações locais de medicamentos.

Por fim, na ausência de melhora com todas essas terapias, o tratamento cirúrgico pode ser indicado como opção, com o objetivo de remover um tecido danificado ou reparar um tendão rompido.

O Hospital Nove de Julho dispõe de uma equipe de ortopedia altamente capacitada para atender os pacientes com excelência tanto de forma clínica como cirúrgica, além de contar com expertise no atendimento de emergência em casos de traumas.

Agendar consulta

Escrito por
CP

Dr. Camilo Partezani Helito

Ortopedista
Escrito por
CP

Dr. Camilo Partezani Helito

Ortopedista