O fêmur é o osso mais longo do corpo humano e é importante para a sustentação do peso corporal e o movimento. É nosso osso da coxa e conecta as articulações do quadril e joelho, suportando a realização de atividades básicas e esportivas, como ficar em pé, caminhar, correr e saltar.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o que pode causar dor e fraturas nesse osso.
O que é fêmur?
O fêmur é o osso mais longo do corpo humano e é importante para a sustentação do peso corporal e o movimento. Conecta as articulações do quadril e do joelho, permitindo a realização de atividades básicas e esportivas, como ficar em pé, caminhar, correr e saltar.
A extremidade superior do fêmur, conhecido como fêmur proximal, engloba a cabeça femoral, que faz parte da articulação do quadril, o colo do fêmur e a região intertrocantérica, entre as estruturas trocanter maior e menor. Já a parte do meio do fêmur é a diáfise e a parte distal, próxima ao joelho, engloba os côndilos femorais e se articula com o osso da perna (tíbia) e a patela.
H2>Como costuma ocorrer a fratura no fêmur?
As fraturas do fêmur têm dois mecanismos de trauma mais comuns:
Traumas de alta energia: como acidentes de trânsito ou quedas de grandes alturas, ou de mais baixa energia, com quedas em casa (da própria altura). Nesses casos, a parte do osso que mais frequentemente se quebra é a região central, conhecida como diáfise do fêmur.
No entanto, em idosos com ossos enfraquecidos, a parte proximal (colo do fêmur e região transtrocantérica), podem fraturar em traumas de mais baixa energia.
Fratura no fêmur: qual é o tratamento?
As fraturas do fêmur são potencialmente cirúrgicas e necessitam ser operadas para reposicionar o osso e fazer a fixação, a menos que o paciente não tenha condições clínicas para ser operado.
O tratamento pode ser feito com fixadores externos, placas e parafusos, haste intramedular ou próteses de quadril, a depender do tipo e local da fratura.
Como é feita a cirurgia do fêmur?
O tipo de cirurgia depende da natureza e gravidade da fratura, podendo ser:
Fixação externa: procedimento em que o médico insere parafusos através da pele até os pontos acima e abaixo da fratura. Geralmente, essa técnica é temporária, usada até que uma cirurgia mais extensa possa ser realizada, mas em alguns casos pode ser o tratamento definitivo.
Haste intramedular: uma das técnicas mais comuns para tratar fraturas do fêmur. Envolve a inserção de uma haste (pino) de metal especial no interior do osso.
Placas e parafusos: utilizadas mais em fraturas articulares ou específicas da diáfise. Neste método, o cirurgião fixa parafusos e placas de metal diretamente no osso para mantê-lo estabilizado e alinhado.
Artroplastia: são as próteses; geralmente reservadas para fraturas do colo do fêmur. Nesses casos, a cabeça femoral é completamente removida e substituída por uma prótese artificial. Nesse sentido, a prótese pode ser:
Parcial (apenas a parte do fêmur é realizada) ou total (a parte do acetábulo, na pelve, também é realizada).
Cimentadas ou não cimentadas, a depender da fratura, qualidade do osso e escolha do cirurgião.
Recuperação
Os principais objetivos no pós-operatório são a mobilização do paciente, o controle da dor e o treinamento de marcha (treino para andar com apoio de forma progressiva após a cirurgia), realizados por meio de sessões de fisioterapia.
Dor no fêmur: o que pode ser?
A dor no fêmur pode ter diferentes causas, de caráter crônico (nos processos degenerativos) ou agudo (nos casos de trauma).
A dor no encaixe do fêmur com a bacia (articulação do quadril), por exemplo, pode ter como causas:
Artrite do quadril: inflamação das articulações do quadril, podendo levar a desgaste (artrose) por lesões degenerativas.
**Necrose avascular: **perda de suprimento sanguíneo para a cabeça do fêmur.
Bursite trocantérica: inflamação das bursas (bolsas cheias de líquido) ao redor do quadril. Acontece fora da articulação próximo a região intertrocantérica.
**Lesões: **como distensões musculares, contusões ou fraturas.
Tendinite: inflamação dos tendões que ligam os músculos aos ossos.
**Fraturas: **quebras na região do quadril que podem causar dor intensa e, em alguns casos, necessitar de cirurgia para reparo.
Ortopedia no Hospital Nove de Julho
A ortopedia é a especialidade médica dedicada ao estudo e tratamento das doenças, lesões e deformidades do aparelho locomotor, abrangendo ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos. Nesse sentido, o ortopedista é o melhor profissional para fornecer informações detalhadas e orientações sobre as condições do fêmur.
O Hospital Nove de Julho possui uma equipe completa de ortopedistas altamente qualificados para oferecer o melhor atendimento, seja clínico ou cirúrgico. Além disso, a equipe possui experiência no atendimento de emergência para casos de trauma.
Agendar consulta