Logon
Blog

Como funcionam as cirurgias bariátricas?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Não é nenhuma novidade que o número de pessoas acima do peso vem crescendo (número da OMS ou do Ministério da Saúde). A obesidade já é uma epidemia mundial e tem ocupado espaço nas discussões sobre saúde e bem-estar da população.

Cada vez mais, as cirurgias bariátricas se consolidam como grandes aliadas no tratamento de pacientes que sofrem com o problema em estágio avançado, com a chamada obesidade mórbida.

O que poucos sabem é que o procedimento faz parte de um programa de emagrecimento no qual uma equipe multidisciplinar acompanha passo a passo cada caso. Não é à toa que a cirurgia é hoje considerada uma importante opção no tratamento contra a obesidade.

Contudo, os procedimentos são pouco conhecidos, o que gera muitas dúvidas entre os interessados no assunto. Pensando nisso, relacionamos abaixo as principais diferenças entre as cirurgias bariátricas mais comuns. Veja abaixo:


Gastrectomia Vertical

Este procedimento retira de 70% a 80% do estômago do paciente. Além da finalidade restritiva graças à redução do tamanho do estômago, a cirurgia também implica na redução do hormônio associado à fome (grelina), mas sem prejudicar a absorção de cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.

Banda Gástrica

Trata-se de uma válvula inflável colocada no começo do estômago, que cria uma câmara em que o alimento é coletado, aumentando ou diminuindo o espaço do estômago. A maior vantagem deste método é a reversibilidade do procedimento, que também é pouco invasivo. Mas vale uma ressalva: é contraindicado para pacientes que sofrem com hérnia de hiato volumosa e refluxo gastroesofágico.

Bypass Gástrico

O by-pass gástrico reduz a quantidade de comida ingerida, pois diminui o estômago para 10% de sua capacidade, reduzindo também o hormônio grelina, assim como na gastrectomia vertical.

Como em toda a cirurgia, é importante que o paciente entenda qual o resultado esperado e como é importante a mudança de hábitos. Para que o tratamento da obesidade tenha resultados, precisamos cuidar do corpo e da mente com o mesmo cuidado. Por isso, o acompanhamento multiprofissional é muito importante.

Dr. Carlos Domene, cirurgião especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital 9 de Julho.


​​​

​Para marcar consultas e exames, ligue para 11-3147 9430​

​​ Agendamento​

Veja mais