Logon
Blog

Combate à Tuberculose

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​A tuberculose é uma infecção causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e é transmitida principalmente pelo ar, através da tosse. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são identificados no Brasil cerca de 80 mil novos casos e 5 mil mortes por ano. Estes dados colocam o Brasil entre is 22 países com mais casos da doença. 

Sintomas

​Seus principais sintomas são a tosse persistente, febre, suor noturno e perda de peso.

Prevenção

Segundo a Dra. Sumire Sakabe, infectologista, a principal maneira de evitar a tuberculose é através da vacina BCG, aplicada em crianças. Além disso, como a tuberculose é facilmente transmitida pelo ar, o médico aponta que, ao ser diagnosticado com a doença é importante também alertar as pessoas com quem você se relaciona no dia-a-dia.

Diagnóstico 

O que muitos  desconhecem é que há tecnologia disponível para o diagnóstico preciso e ágil da doença. O Laboratório Sérgio Franco – parceiro do Hospital – conta com plataformas diagnósticas modernas que combinam agilidade e alta sensibilidade.

Equipamentos         

O equipamento GeneXpert é um aparelho de diagnóstico molecular de tuberculose e de resistência a rifampicina, bem como para outras doenças infecciosas. Basta recolher amostra de escarro, lavado broncoalveolar, secreção traqueal no aparelho e, menos de 2 horas, sai o resultado. Esta tecnologia pode ser utilizada em outras amostras clínicas (LCR, aspirado ganglionar, entre outros), ainda que com menor sensibilidade.

Como, muitas vezes, diagnosticar a doença é sempre uma medida tardia, o H9J investe também no diagnóstico de tuberculose latente - fundamental em pacientes com risco aumentado de adoecer pela doença: usuários de inibidores de TNFα, diabéticos, renais crônicos, câncer de cabeça e pescoço, by-pass jejunoileal, transplante de órgãos sólidos, entre outros.

Há ainda um exame de sangue (Quantiferon TB Gold) que  detecta a doença . "Este teste permite determinar se houve contato prévio com tuberculose (não distingue doença ativa de TB latente), substituindo o teste de intradermorreação de Mantoux (PPD)", afirma  a Dra. Sumire.

"Novas estratégias diagnósticas são fundamentais para o controle desta velha doença que ainda nos causa tanto problema. O H9J abraça esta causa".

Tratamento 

Felizmente, hoje em dia existem maneiras eficazes de combate à tuberculose. O tratamento é feito através de combinações de medicamento e dura pelo menos seis meses. É importante, entretanto, que o tratamento seja seguido à risca - do contrário, o paciente volta a sentir os sintomas progressivamente e pode até mesmo desenvolver resistência aos medicamentos utilizados.

Hoje em dia, o Brasil possui um dos melhores programas de tratamento da tuberculose do mundo, garantindo a distribuição gratuita de medicamentos, além de promover outras ações para prevenir e conter o agravo da doença.




​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​



​​ Agendamento​

Veja mais