Logon
Blog

Coluna: cuide bem e envelheça com qualidade

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Como o resto do corpo, a coluna também envelhece e, ao que parece, nem todos dão a devida atenção a ela. De acordo com um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, 36% dos brasileiros sofrem com problemas na coluna. Para chegar à maturidade de bem com esta região muito importante do corpo, preparamos algumas orientações.

A coluna vertebral é constituída por vértebras, discos invertebrais, articulações e ligamentos. Com o passar do tempo, as articulações e os ligamentos perdem a capacidade de realizar o movimento correto entre as vértebras, o que pode causar dor moderada em idade jovem. Porém, pessoas em idade avançada podem perder completamente o movimento. Além disso, com a idade essas estruturas apresentam desgaste ou modificações e podem se enfraquecer. Uma das causas é a osteopenia e osteoporose, que podem ser diagnosticadas precocemente para adoção de um tratamento correto.

Os discos também sofrem alterações ao longo dos anos. Eles se tornam menos flexíveis, diminuem de tamanho e podem se romper, criando fragmentos conhecidos como hérnia de disco e osteófitos (conhecidos popularmente como bico-de-papagaio). Fatores como trauma e má-postura são possíveis causas dessas dores.

Além das causas naturais da idade, fatores externos também podem causar dores na coluna e, ao contrário das alterações do envelhecimento em que não podemos atuar, estes fatores externos podem ser corrigidos para evitar, amenizar ou acabar com o desconforto.

Veja algumas dicas que ajudam a manter sua coluna saudável mesmo com o passar dos anos.

1. Escolha o tipo de calçado mais adequado para cada atividade física que praticar para dar melhor sustentação à coluna.

2. Quando for carregar peso, mantenha o objeto o mais próximo possível do corpo.

3. Quando for abaixar, faça-o flexionando os joelhos, para manter a coluna ereta.

4. Cuidado com a postura ao sentar. O ideal é manter os joelhos mais elevados que os quadris.

5. No trabalho, permaneça com as costas eretas e a cabeça erguida. Uma boa dica é elevar a tela do computador à altura dos olhos.

6. Levante-se a cada 30 minutos e alongue a coluna.

7. Para levantar algo que está acima da altura de seu ombro, utilize um banquinho como apoio.

8. É importante escolher um bom colchão. Peça ao seu médico que indique as opções mais adequadas para você.

9. Evite girar a coluna – o ideal é virar todo o corpo para pegar um objeto, por exemplo.

O ideal é sempre realizar um movimento natural, aquele que você não sente que está forçando alguma estrutura. Cuide bem da coluna – o seu jovem de amanhã agradece!

Dr. Alexandre Elias é Neurocirurgião do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do H9J e Chefe do Setor de Coluna da Neurocirurgia da UNIFESP


Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430​

​​ Agendamento​

Veja mais