Logon
Blog

Cirurgia bariátrica é tratamento contra obesidade grave

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​A Cirurgia Bariátrica reúne um conjunto de técnicas cirúrgicas e endoscópicas utilizadas para o tratamento da obesidade grave. A obesidade é uma doença crônica causada por múltiplos fatores. O seu tratamento depende, além de intervenções cirúrgicas, quando indicadas, do acompanhamento em longo prazo de uma equipe multiprofissional. 

As cirurgias bariátricas são indicadas para pessoas obesas com o chamado Índice de Massa Corpórea (IMC) acima dos 35, especialmente para quem tem doenças associadas como diabetes, gordura no fígado, hipertensão, apneia do sono, dislipidemia (alterações das taxas de colesterol e triglicérides), problemas ortopédicos, entre outras.  O IMC é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. 


"A indicação cirúrgica se coloca como opção em função da ineficiência de outros tratamentos clínicos que são incapazes de fazer um controle efetivo da perda de peso nas formas mais graves da obesidade", afirma o cirurgião do aparelho digestivo especializado em cirurgia robótica, Dr. Denis Pajecki. 

Tipos de cirurgia 

De um modo geral, as técnicas da cirurgia bariátrica envolvem a redução do tamanho do estômago associadas ou não a um desvio intestinal.

"No primeiro caso, o cirurgião mexe no estômago, retirando cerca de 80% do volume gástrico, técnica conhecida como Gastrectomia Vertical ou "sleeve". No outro, associa a redução do estômago com desvio de intestino (bypass gástrico). Todas as técnicas podem ser realizadas por acesso minimamente invasivo e com o auxílio de tecnologia robótica", diz o Dr. Marco Aurélio Santo. Após a cirurgia o paciente passa por um período de readaptação alimentar que deve ser orientado e acompanhado por uma equipe multidisciplinar como nutricionista, médico, psicólogo.​​

As técnicas mais utilizadas são a videolaparoscopia e a cirurgia robótica, que têm apresentado resultados bastante favoráveis diminuindo o tempo cirúrgico, o risco e reduzindo o tempo de recuperação pós-operatório. "Essas são grandes conquistas para um melhor desfecho cirúrgico", confirma o Dr. Marco. 



​​ Agendamento​

Veja mais