A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.
Segundo o Dr. Bruno Halpern, endocrinologista e coordenador do Centro de Controle do Peso, uma das formas de medir se a pessoa está ou não acima do peso é o Índice de Massa Corporal (IMC), calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado.
"Embora esta não seja uma medida exata, indica se a pessoa está com sobrepeso ou obesa", afirma o médico que defende a perda de pelo menos 10% do peso para manter a saúde e evitar doenças como diabetes, por exemplo.
E como saber se está acima do peso?
A obesidade é indicada quando a pessoa tem o IMC igual ou maior a 30. IMC acima de 40 indica obesidade mórbida. Se o resultado indicar sobrepeso, entre 25 a 29, procure a ajuda de um médico.
Confira na tabela os valores do IMC:
IMC
Classificação
abaixo de 18,5
Subnutrido ou abaixo do peso
entre 18,6 e 24,9
Peso ideal
entre 25,0 e 29,9
Levemente acima do peso
entre 30,0 e 34,9
Primeiro grau de obesidade
entre 35,0 e 39,9
Segundo grau de obesidade
acima de 40
Obesidade mórbida
O sobrepeso e a obesidade nem sempre estão relacionados ao excesso de alimentação. "Há fatores genéticos, ambientais, comportamentais, culturais e emocionais que contribuem para o distúrbio alimentar", afirma o Dr. Halpern. Mais do que uma questão estética, manter o peso ideal é importante para uma vida saudável.
Leia também
Cirurgia para emagrecer
Diabetes
Doenças da Hipófise
Hipertireoidismo
Hipotireoidismo
Obesos têm 83% mais chance de desenvolver doença renal crônica
O que é obesidade ?
Riscos da obesidade infantil
Transtornos do crescimento