Logon
Blog

Broncoscopia: Endoscopia Respiratória

 

Também conhecida como endoscopia respiratória é um exame que permite, através de um aparelho, a visualização interna do sistema respiratório, desde a laringe até os brônquios. Quando se restringe à laringe (região das cordas vocais), é chamado de laringoscopia direta e, ao incluir a traqueia, de traqueoscopia. E, por fim, quando o aparelho avança chegando aos brônquios, trata-se de uma broncoscopia.

A laringoscopia é indicada principalmente em alguns casos de rouquidão, para o diagnóstico de lesões das cordas vocais, incluindo o câncer.

A traqueoscopia é necessária em algumas doenças do pescoço (tireoide e esôfago), podendo identificar causas de obstruções à passagem normal do ar.

Já a broncoscopia é usada em casos de hemoptise (escarro com sangue) para identificar o local de sangramento; nos casos de pneumonia, para identificar o microrganismo responsável pela infecção (lavado broncoalveolar ) ou no diagnóstico do câncer de pulmão a traves de biópsias com pinças especificas .

Como é feita?

No H9J, o exame é realizado tanto para pacientes internados quanto para exames eletivos no serviço de Endoscopia em uma sala especial, equipada com suporte para anestesia geral e com sistema de isolamento respiratório.

O procedimento todo de uma broncoscopia demora entre 10 a 20 minutos, dependendo das técnicas a serem utilizadas para a coleta de material.

​​Agendamento​


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430​​

Leia Mais: 

Água no pulmão

Cirurgia torácica

Hiperidrose

Sangue ao tossir

​​



​​ Agendamento​

Veja mais