Uma dor intensa no meio do calcanhar ao pisar, correr ou andar de calçado com salto baixo por muitas horas, por exemplo, pode indicar um sintoma de fascite plantar. Este é um quadro inflamatório que afeta a região da chamada fáscia plantar, uma estrutura fibrosa com quase nenhuma elasticidade, que cobre a musculatura da planta do pé até chegar aos dedos.
Entre os sintomas mais comuns provocados pela fascite plantar, além de uma dor no meio do calcanhar ao pisar, estão uma queimação na sola do pé e também uma sensação “como que uma areia" ao apertar o local.
Entenda, nesse blog, o que é a condição, as causas e como é feito o tratamento. Quem explica o assunto é o Dr. Wander Ama, Chefe da Equipe de Ortopedia do Hospital Nove de Julho. Saiba mais!
O que é fascite plantar
A fascite plantar é um quadro de inflamação no tecido da sola do pé, a região chamada de fáscia plantar. Esse acontecimento provoca muita dor na sola do pé, desconforto e sensação de queimação, principalmente na hora que a pessoa acorda ou depois de atividades como uma caminhada ou corrida, por exemplo. Normalmente, essa condição afeta mais as pessoas que usam sandálias rasteiras e chinelos baixos, andam descalço por muitas horas, atletas corredores e pessoas com sobrepeso, devido à sobrecarga na região.
As causas mais comuns para esse quadro estão, normalmente, associadas aos seguintes motivos:
- caminhadas ou corridas por muito tempo;
- usar sapatos duros e desconfortáveis;
- ter o pé muito cavo (alto e curvado);
- estar com sobrepeso.
Um ou mais desses fatores contribuem para a inflamação dessa região. O tratamento é fundamental para diminuir a dor e melhorar a qualidade de vida.
Fascite plantar: tratamentos
Tratar a fascite plantar é essencial para reestabelecer a qualidade de vida, uma vez que a dor intensa possa dificultar a realização de tarefas diárias. O Dr. Wander Ama explica “para esse cuidado, é indicado o alongamento da fáscia plantar com movimentos de alongamento de panturrilha e movimentos com bolinhas. Além disso, podem ser indicados a crioterapia (gelo), não usar calçados muito baixos, exercícios de soltura intrínseca do pé e da fáscia plantar, fisioterapia e terapia de ondas de choque".
Como prevenir a fascite plantar
As dicas para se proteger e evitar que ocorra uma fascite plantar são:
- alongar sempre os ligamentos e músculos antes de fazer atividades físicas;
- evitar caminhar na ponta dos pés ou andar descalço em locais com piso rígido;
- evitar usar saltos baixos por muitas horas;
- evitar longas caminhadas descalço ou de chinelo;
- usar calçados confortáveis e macios.
Em casos de dores constantes na região da sola do pé, busque a orientação de um médico especialista para o diagnóstico e tratamento adequado.
Qual médico procurar?
O diagnóstico da fascite plantar é feito por um médico ortopedista, após análise dos sintomas e os resultados de testes como o raio-X, por exemplo.
Ortopedia Hospital Nove de Julho
A ortopedia é uma especialidade médica para o tratamento das doenças, lesões e deformidades que atingem o aparelho locomotor, incluindo os ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos. O Hospital Nove de Julho conta com uma equipe de ortopedistas para atender com excelência tanto de forma clínica como cirúrgica, além de contar com expertise no atendimento de emergência em casos de traumas.
Para agendar consultas e exames, acesse nossa Central de Agendamento Online.