Logon
Blog

Esportes: 10 dicas para escolher bem os calçados

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​Bolhas e calosidades são consequências comuns quando não se tomam os cuidados necessários na hora de escolher o calçado adequado para praticar exercícios físicos. Portanto, para aproveitar bem da atividade esportiva sem machucar os pés, é importante levar em conta as dicas do médico do esporte do Hospital 9 de Julho Ricardo Nahas:

1-Escolha calçados que permitam a transpiração do pé. O couro é um dos melhores materiais, mas há também tênis de tecidos sintéticos que facilitam a transpiração. As palmilhas dos sapatos devem absorver bem o suor.

2-Para os esportes, use calçados de um número maior que o seu habitual. Isso é importante porque os pés incham durante a atividade física. Se o calçado for de tamanho justo, vai causar atrito maior com os pés.

3-Não use calçados nem muito velhos e nem muito novos para fazer exercícios. Os muito novos podem machucar os pés e os muito velhos podem estar deformados pelo uso. Tenha sempre dois ou três pares para ir revezando a cada dia. Assim eles não se desgastarão rápido demais.

4-Quando for comprar um tênis novo para o esporte, faça isso no final do dia, quando o pé tende a estar mais inchado. E opte por um número maior que o usual.

5-Para que os calçados novos não machuquem seus pés, vá usando aos poucos. Use um ou dois dias na semana e reveze com outros mais antigos.

6-Nunca use calçados novos em competições. Prefira os mais antigos.

7-Não esqueça nunca de usar meias. Elas reduzem o atrito do calçado com os pés. Prefira meias de tecidos naturais, que permitam a transpiração.

8-As meias não devem ser nem apertadas nem largas demais. Devem vestir os pés como uma luva.

9-Escolha meias adequadas levando em conta a temperatura do dia. Nada de meias de lã no verão.

10-Se surgirem bolhas, nunca as estoure. Deixe que o processo de cicatrização aconteça de forma natural. Você pode proteger a área usando um curativo.


​​​


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​



​​ Agendamento​

Veja mais