Logon
Blog

Síndrome do túnel do carpo: o que é e como diagnosticar e tratar a patologia?

Estima-se que aproximadamente 3% da população seja acometida por essa enfermidade

​​​

Você já ouviu falar sobre a síndro​me do túnel do carpo? Ela é considerada uma neuropatia periférica que surge em decorrência da compressão do nervo mediano, que passa entre o punho e a palma da mão. Estima-se que aproximadamente 3% da população seja acometida por essa enfermidade, que apresenta, entre seus sintomas mais comuns, dormência e formigamento por causa da compressão do nervo.

 

Nesta edição de nosso blog, o Dr. José Renato Estelles, cirurgião da mão e ortopedista do Hospital Nove de Julho, explica quais são as causas, os sintomas e como é feito o tratamento da condição. Saiba mais na leitura completa do texto.

 

 O​​ que é síndrome do túnel d​​​o carpo?

A síndrome do túnel do carpo é uma mononeuropatia compressiva, ou seja, um nervo sendo comprimido em algum lugar. Diversos nervos podem ser acometidos nos mais variados lugares, sendo o caso mais frequente o do nervo mediano, na região do punho, quando passa pelo túnel do carpo, por isso este nome, síndrome do túnel do carpo.

 

Quais s​​ão os sintomas da enfermidade?

A síndrome do túnel do carpo ocorre com um espectro grande de queixas que podem variar em intensidade e quantidade de sintomas. Entre os principais estão:

 

- dor na parte de baixo do punho com irradiação ou dormência para as mãos;

- formigamento do dedo polegar, indicador, médio e metade do anelar, principalmente à noite;

- diminuição da sensibilidade dos dedos;

- dificuldade em diferenciar quente ou frio;

- sudorese alterada nas mãos;

- fraqueza na musculatura abaixo do polegar.


O que causa​​​ a síndrome do túnel do carpo?

Conforme explica o Dr. José Renato Estelles, “a síndrome do túnel do carpo é provocada pelo aumento da pressão no punho, na região do nervo mediano, como uma relação conteúdo/continente no túnel. Dentro do túnel do carpo, passam nove tendões e o nervo mediano. Se o conteúdo estiver muito grande (inflamação, aumento de volume ou de tamanho dos tendões) ou o continente estiver diminuído (estreitamento do túnel), o nervo gerará os sintomas. Há uma predisposição genética, e algumas doenças como diabetes, obesidade, doenças autoimunes, disfunções na tireoide, retenção de líquidos, hipertensão e lesões no punho podem contribuir com essa condição. Movimentos repetitivos com a mão e o punho, posições viciosas (muito tempo com o punho dobrado ou esticado), fraturas e quedas também são fatores de risco".


Como prev​enir?

Apesar de não ter uma medida preventiva específica, evitar tarefas repetitivas com as mãos e os punhos, manter outras patologias compensadas e não ficar em posições ruins com o punho podem ajudar a prevenir o problema.


Com​​​o é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é eminentemente clínico, baseado na história e no exame físico, por meio de testes específicos para identificar a patologia. Exames de imagem, como a ultrassonografia, contribuem para avaliar o nervo e eliminar outros problemas, além de exames de condução nervosa, como a eletroneuromiografia, que ajudam a atestar a gravidade do quadro, dar seguimento evolutivo ao tratamento e também afastar outras neuropatias.


Qual é o tratamento para​​ a síndrome do túnel do carpo?

De acordo com o Dr. José Renato Estelles, “o tratamento vai depender do grau de acometimento do nervo e das queixas de cada paciente, mas pode ser iniciado com medidas mais conservadoras, como o uso de órteses (talas) para melhor posicionamento do punho, principalmente durante a noite, medicações como corticoide intramuscular em dose anti-inflamatória, reabilitação e medidas locais. Em alguns casos selecionados, pode-se optar por infiltração local e, em outra parcela, pode ser necessário o tratamento cirúrgico".

 

Ex​​ercícios

Além do melhor posicionamento do punho nas atividades e durante o sono, alguns exercícios podem ser feitos para alongamento do nervo e tendões, além de soltura das estruturas.


Cirurgia

O tratamento cirúrgico consiste em melhorar o espaço para a passagem do nervo e se baseia, principalmente, na abertura do teto do túnel do carpo, um ligamento que cruza a palma da mão. Essa liberação pode ser feita de forma aberta, com uma incisão de cerca de 2 cm sobre o túnel, ou da forma endoscópica, com o auxílio de uma câmera.

 

 

Ortopedia Hospital Nove de Julho

Essa especialidade médica é responsável pelo estudo e tratamento de doenças, lesões e deformidades que atingem o aparelho locomotor, incluindo os ossos, os músculos, os tendões, as articulações e os ligamentos. Contamos com uma equipe de ortopedistas experientes para atender os pacientes com excelência tanto de forma clínica como cirúrgica, além de dispor de expertise no atendimento de emergência em casos de trauma.

 

Cirurgia da Mão

O Hospital Nove de Julho possui o Serviço de Cirurgia da Mão, uma especialidade médica que trata, por meio de procedimentos cirúrgicos ou clínicos, as enfermidades relacionadas com esse membro, como doenças ósseas, inflamatórias e degenerativas; traumas; tumores e lesões de tendões, nervos e deformidades.

 

Para isso, conta com uma equipe altamente capacitada para os mais diversos procedimentos, formada por médicos especialistas em cirurgia da mão e microcirurgia e cirurgiões plásticos, bem como:

 

- equipe de retaguarda para atendimento disponível 24 horas por dia;

- profissionais referenciados e titulados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM);

- excelente infraestrutura e recursos tecnológicos avançados tanto para diagnóstico quanto para cirurgias, inclusive as mais complexas.

 

Saiba mais em Cirurgia da​​ Mão.

 

Leia também sobre:

​​ Agendamento​

Veja mais