Logon
Blog

Artrite reumatoide pode impedir pessoas de realizar atividades do dia a dia

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​​Trata-se de uma enfermidade que provoca inflamação crônica nas membranas sinoviais, tipo de tecido conjuntivo que reveste diversas articulações do corpo, como joelhos, mãos, punhos, pés, ombros, cotovelos e tornozelos. "É considerada uma doença sistêmica na qual o paciente apresenta sintomas como dor, aumento de volume articular e rigidez em grandes e pequenas articulações. Por vezes a doença se torna incapacitante", afirma o reumatologista do Hospital 9 de Julho, Nilton Salles. Outros sintomas podem incluir diminuição de apetite, perda de peso e febre baixa.

A artrite reumatoide ocorre em pacientes geneticamente predispostos à enfermidade. Porém não é uma doença hereditária, ou seja, o fato de ter outras pessoas na família com artrite reumatoide não significa que o indivíduo também terá. Geralmente a doença se manifesta entre os 50 e os 70 anos, embora também possa ocorrer com pessoas mais jovens. "O tabagismo é um fator que colabora para o surgimento da doença", afirma Salles.

Para o diagnóstico são feitas avaliações clínicas e exames laboratoriais e de imagem, como raios-X, ressonância magnética e ultrassonografia. "É importante consultar um reumatologista assim que os sintomas começarem a surgir, pois o diagnóstico precoce ajuda na instituição do tratamento visando minimizar os danos causados pela doença", diz o médico.

O tratamento, segundo ele, deve ser feito com medicações como anti-inflamatórios, corticoides, imunossupressores e imunobiológicos. Em situações de doença muito ativa pode ser recomendado repouso. Porém, atividade física e fisioterapia são indicadas para evitar a perda de mobilidade. 

​​​

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.​​​​​



​​ Agendamento​

Veja mais