Logon
Blog

Síndrome Febril Periódica

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​A Síndrome PFAPA se caracteriza por uma doença de origem desconhecida. Estudos mostram uma associação de fatores ambientais e imunológicos em pessoas geneticamente suscetíveis e, portanto, é comum mais de um caso na mesma família. Sua incidência é maior em crianças de 2 a 5 anos, preferencialmente em meninos.

Sintomas

A febre alta é o principal sintoma, com duração de 3 a 7 dias, pouca resposta a antitérmicos e anti-inflamatórios, em intervalos regulares de 3 a 6 semanas. Outros sintomas comuns são:

  • Faringite,

  • Aumento de tamanho dos gânglios linfáticos (linfonodomegalia cervical);  

  • Aftas orais;

  • Parte dos pacientes sentem também: Fa​diga, mal-estar e irritabilidade precedendo os episódios de febre.

Diagnóstico

O diagnóstico se baseia em critérios clínicos como a febre regular em crianças menores de 5 anos de idade, estomatite aftosa, linfadenite cervical e faringite, exclusão de neutropenia cíclica; intervalos assintomáticos entre os episódios e crescimento e desenvolvimento normais.

Tratamento

O tratamento consiste no uso de medicamentos (corticoesteroides) para controle dos episódios febris. Alguns estudos demonstraram associação da síndrome com deficiência de vitamina D, logo a reposição de tal vitamina também pode ser considerada uma forma de tratamento.


Leia Mais:
Saiba as doenças que o Ambulatório de doenças raras vai tratar
Febre Familiar do Mediterrâneo

​​​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


​​ Agendamento​

Veja mais