Logon
Blog

Ressecamento vaginal: saiba o que é e quais são as causas

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Você já ouviu falar de ressecamento vaginal? O ressecamento vaginal pode surgir em diferentes etapas da vida da mulher, especialmente na pós-menopausa. Entenda as possíveis causas e cuide-se!

O que causa um ressecamento vaginal?
O ressecamento, como o próprio nome já diz, é o resultado da queda das taxas hormonais. Essa baixa de hormônios femininos, especialmente o estrogênio, resulta em ressecamento da mucosa, a chamada atrofia das células, isso faz com que essas células não trabalhem adequadamente, diminuindo a lubrificação. 

Apesar de representar um problema, a diminuição lubrificação é mais comum do você imagina, por isso, nada de desespero, veja abaixo como identificar e se prevenir.

​Problemas hormonais
Como é de se imaginar, um dos fatores mais comuns envolvidos na falta de lubrificação da vagina são os hormônios. A insuficiência de estrogênio é a principal causa. O estrogênio é um dos responsáveis por manter as células da mucosa vaginal ativas, quando ele está diminuído, todas as funções desse tecido se alteram e o ressecamento e a diminuição da lubrificação acontecem. 

Amamentação
Enquanto uma mulher está amamentando, há um aumento nos níveis do hormônio prolactina. A prolactina em alta pode também provocar ressecamento da mucosa genital. 

Medicamentos
Pacientes que estejam passando por alguns tratamentos hormonais da endometriose, alguns tipos de quimioterapia e radioterapia tornam-se mais propensas ao ressecamento vaginal. No caso de pacientes em aleitamento materno e também endometriose, pode ser proposto tratamento de terapia hormonal durante o tratamento. 

Falta de estímulo sexual
Fazer sexo sem ter vontade é um problema tanto para o relacionamento quanto para a saúde da vagina. Se a secura só é percebida durante a relação sexual, isso pode significar apenas que é preciso caprichar mais nas preliminares. Diversos fatores, como depressão e estresse, podem causar uma diminuição da libido e isso, por sua vez, impacta na lubrificação durante o ato sexual. Mas para entender melhor o problema, é preciso de uma consulta médica com o ginecologista.

Quais os problemas causados pelo ressecamento vaginal?
Engana-se quem pensa que a única consequência da secura vaginal seja a dor na hora do sexo.

A falta de uma lubrificação adequada pode gerar coceira, sangramentos, ardência e infecções de urina, por exemplo.  Se você sente esse desconforto ou algum dos sintomas, não deixe de procurar um ginecologista, pois existem opções de tratamento.

Artigo originalmente publicado em 2017 e atualizado em 2019.


Centros_0010_Mulher.png


​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


Leia Mais:
O que é endometriose?

Menstruação irregular é normal?

Tire suas dúvidas sobre o anticoncepcional

Menopausa precoce: entenda o que é e saiba diagnosticar

O que muda no corpo com a menopausa?

​​ Agendamento​

Veja mais