Logon
Blog

Espondilite anquilosante: dor nas costas que pode ser mais do que parece

A doença causa inflamação e rigidez nas articulações, o que pode levar à dor e dificuldade de movimento

A espondilite anquilosante é uma forma de artrite inflamatória crônica que afeta principalmente a coluna vertebral, sendo mais comum em homens entre 20 e 40 anos de idade. A condição pode causar dor e rigidez consideráveis, afetando significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Mas o diagnóstico precoce possibilita a adoção de medidas para retardar sua progressão e minimizar os impactos a longo prazo. 

​​Agendar consulta​


​​O que é espondilite anquilosante? 

A espondilite anquilosante é uma doença reumatológica inflamatória autoimune, ou seja, em que o sistema de defesa da pessoa ataca o próprio indivíduo. 

A condição afeta principalmente a coluna vertebral, mas também pode atingir outras articulações do corpo, como as sacroilíacas (entre o final da coluna vertebral e a pelve), as juntas e os tendões. O quadro causa inflamação e rigidez nas articulações, o que pode levar à dor e dificuldade de movimento. 

​​​O que causa espondilite anquilosante? 

A causa da espondilite anquilosante não é totalmente compreendida. No entanto, acredita-se que fatores hereditários desempenhem um papel crucial no desenvolvimento da condição.  

A doença é mais comum em pessoas com um gene específico chamado HLA-B27. A presença desse marcador associada a fatores ambientais e infecciosos contribuem para que a espondilite anquilosante se manifeste. 

​Quais são os sintomas de espondilite anquilosante? 

Os sintomas da espondilite anquilosante podem variar de pessoa para pessoa. De modo geral, os mais comuns incluem: 

  • Dor e rigidez na coluna vertebral (geralmente na parte inferior): costuma surgir à noite, em repouso, associada à rigidez matinal prolongada na coluna (habitualmente acima de 1 hora), que diminui de intensidade ao longo do dia após movimentação. Essa dor, frequentemente descrita como reumática, pode ser um dos primeiros sinais da doença;  
     
  • Dor nas nádegas: em geral, ela aparece à noite, em repouso;  
     
  • Inflamação e dor nas articulações, principalmente de joelhos e tornozelos. A inflamação das articulações entre as costelas e a coluna pode causar dor no peito, que piora com a movimentação e respiração profunda;  
     
  • Entesite: inflamação dos tendões e ligamentos onde eles se inserem nos ossos;  
     
  • Uveíte: inflamação da parte interna do olho. 

Alguns pacientes chegam a relatar um cansaço generalizado, com perda de apetite e peso. 

​​Como é feito o diagnóstico? 

O diagnóstico da espondilite anquilosante pode ser difícil, pois os sintomas podem ser semelhantes aos de outras doenças. O médico irá realizar um exame físico e perguntar sobre seus sintomas e histórico médico e familiar.  Ele também pode solicitar alguns exames para ajudar a confirmar o diagnóstico, como:    

Exames de imagem: especificamente da coluna, de uma articulação chamada sacroilíaca. Trata-se de uma articulação que faz conexão entre a base da coluna (osso sacro) e os ossos da bacia (ilíacos).  

Exames de sangue: gerais e/ou específicos que avaliam medidas de inflamação no sangue, como a VHS (Velocidade de hemossedimentação) ou a PCR (Proteína C Reativa).   

Teste genético: feito por meio de uma amostra de sangue que revela se o indivíduo possui ou não o HLA B27, marcador genético que pode estar associado à espondilite anquilosante.   

​Qual especialista procurar? 

O reumatologista é o especialista mais qualificado para diagnosticar e tratar a espondilite anquilosante. Este profissional tem experiência no tratamento de doenças autoimunes e inflamatórias que afetam o sistema musculoesquelético. 

​Espondilite anquilosante é grave? 

Embora a espondilite anquilosante possa variar em gravidade de pessoa para pessoa, é uma condição potencialmente grave que, se não for tratada e diagnosticada corretamente, pode causar perda de mobilidade e afetar significativamente a qualidade de vida do indivíduo. 

​​​Como é feito o tratamento para espondilite anquilosante? 

O tratamento para espondilite anquilosante tem como objetivo retardar a evolução da doença e proporcionar qualidade de vida o paciente. Ele pode incluir: 

  • Uso de medicamentos para reduzir a inflamação e a dor; 
  • Uso de imunossupressores e medicamentos biológicos para controlar a agressão ao corpo do paciente pelo próprio sistema imunológico; 
  • Exercícios de força e flexibilidade para reduzir a dor e trabalhar a postura. 

O tratamento deve ser indicado por um reumatologista, diante de uma avaliação individual do caso. 

​​Centro de Infusão do Hospital Nove de Julho 

Com ambiente confortável e atendimento humanizado, o Centro de Infusão do Hospital Nove de Julho é destinado aos pacientes que necessitam de aplicações de medicamentos por via intravenosa, subcutânea e intramuscular, como pacientes reumatológicos, por exemplo. 

O Centro oferece tratamento com medicamentos biológicos para pacientes com espondilite anquilosante e conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados no tratamento da doença. 

São três andares com 23 salas amplas e individuais (com acomodação para acompanhante) proporcionando conforto e privacidade. Além de uma sala de emergência em cada andar, para atendimentos de intercorrências ou reações durante o tratamento, com visualizador de veias infravermelho para pacientes com a rede venosa mais difícil de localizar. ​

​​Agendar consulta


​​ Agendamento​

Veja mais