Logon
Blog

Dengue: entenda a doença e seus sintomas

Infecção aguda febril está em alta no Brasil; veja formas de prevenção e tratamento

​A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil pode bater recorde da doença em 2024 pela influência de fatores como calor intenso, grande volume de chuvas e o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus. Continue a leitura para entender mais sobre a doença, as formas que ela se apresenta e como deve ser tratada. 

Agendar consulta

​O que é dengue? 

A dengue é uma infecção viral aguda transmitida por meio da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti. A doença pode se apresentar de duas formas: a dengue clássica, considerada mais branda; e a dengue grave, que é popularmente conhecida como “dengue hemorrágica".  

Embora ela seja conhecida assim por muitas pessoas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a expressão “dengue hemorrágica" seja substituída por “dengue grave" ou “dengue grave com fenômenos hemorrágicos", quando estes ocorrem.   

O quadro grave ocorre quando o sistema imunológico da pessoa apresenta uma reação exacerbada à presença do vírus. Por isso, a incidência do quadro é mais comum em indivíduos que contraem a doença pela segunda ou terceira vez. 

​​​O que causa a dengue? 

A dengue é provocada por um vírus que, por sua vez, é dividido em quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Todos eles podem provocar tanto a forma clássica como a forma grave da doença.  

​​​Qual e como é o mosquito da dengue? 

A dengue é transmitida por meio da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti, comumente confundido com o pernilongo doméstico, embora sejam de espécies diferentes. Esse é o mesmo mosquito que transmite outras arboviroses (doenças causadas por arbovírus), como Zika e Chikungunya.  

Em ambiente urbano, o mosquito também é o responsável pela transmissão da febre amarela.  

​​​Dengue é transmissível? 

A dengue é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti quando ela está contaminada. Ou seja, ela demanda um vetor (no caso, o mosquito) para sua transmissão e não é transmitida por meio de contato direto com o paciente. A doença também não pode ser contraída ao ingerir água ou alimento contaminado. 

​​​Quais são os sintomas da dengue? 

Inicialmente, a dengue pode causar uma variada gama de quadros clínicos e algumas pessoas são assintomáticas. No total, o ciclo da doença pode durar de 7 a 10 dias, mas algumas pessoas podem permanecer cansadas por algumas semanas. Confira a seguir os sintomas mais comuns.  

​​Sintomas iniciais 

  • Febre alta; 
  • Dor de cabeça (principalmente atrás dos olhos); 
  • Dor no corpo; 
  • Dores articulares; 
  • Fraqueza; 
  • Náuseas e vômitos; 
  • Surgimento de manchas avermelhadas na pele.  

​​Sintomas finais 

Após o fim da febre, que pode durar 2 a 5 dias (podendo se estender até 7 dias), é frequente que os pacientes apresentem manchas e coceira na pele. Vale lembrar que a síndrome do choque da dengue (complicação grave da doença) em geral ocorre após o término da febre.  

​​Sintomas de dengue hemorrágica (dengue grave) 

Após o terceiro dia de infecção, quando a febre começa a ceder, é importante observar com mais atenção, pois os casos graves irão apresentar outros sintomas, como:  

  • Sangramento nas mucosas; 
  • Hipotensão; 
  • Dor abdominal intensa; 
  • Vômitos persistentes; 
  • Aumento doloroso do fígado; 
  • Sonolência; 
  • Diminuição do volume urinário; 
  • Diminuição repentina da temperatura corporal; 
  • Alterações nos exames laboratoriais.  

​Boca amarga pode ser sintoma de dengue? 

Sim. Embora seja pouco frequente, o sintoma conhecido como boca amarga pode ser uma consequência da dengue. Isso ocorre porque um dos sintomas é a desidratação, muitas vezes provocada pelos episódios de vômitos. Isso pode fazer com que alguns pacientes sintam um gosto amargo na boca.   

​Como é feito o diagnóstico? 

Na maioria das vezes, o diagnóstico da dengue é feito de forma clínica, ou seja, por meio de avaliação médica dos sintomas e levando-se em conta o local em que a pessoa vive ou frequentou anteriormente – já que a dengue é uma doença endêmica em diversas partes do Brasil. 

No entanto, como os sintomas são muitas vezes inespecíficos (como febre e dor de cabeça), também podem ser requisitados exames gerais, como o hemograma; e específicos, como testes de antígeno e anticorpos, além do próprio painel viral, para detectar a presença ou não do vírus.  

Somente os exames específicos da dengue podem confirmar com certeza a doença. No entanto, quando o número de casos é alto e não é possível realizar o teste em todas as pessoas, é importante tratar os sintomas mesmo sem confirmação.  

​Como diferenciar dengue, gripe e Covid-19? 

A principal diferença entre dengue, gripe e Covid-19 é que as infecções causadas pelos vírus Influenza e Sars-CoV-2 geralmente provocam sintomas respiratórios além da febre e das dores musculares – o que não é visto no caso da dengue.  

Além disso, no caso da dengue, a dor muscular e atrás dos olhos é bastante intensa, o que é menos comum nos casos de gripe e Covid-19. 

​​Quando buscar atendimento hospitalar? 

A recomendação dos médicos e especialistas em saúde é que qualquer pessoa que esteja com suspeita da doença busque ajuda médica, já que existe o risco de complicações e evolução para a forma grave da doença.  

Na avaliação médica, o especialista poderá observar o estado geral de saúde do indivíduo e determinar o melhor tratamento – incluindo se há ou não a necessidade de internação hospitalar para acompanhamento.  

Crianças, gestantes e idosos são especialmente vulneráveis à doença. Por isso, devem ir ao médico tão logo os primeiros sintomas apareçam. 

​​Dengue mata? 

Sim, a dengue, na sua forma grave, pode matar. Isso porque o quadro provoca um aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos, o que, por sua vez, causa um extravasamento de plasma (parte líquida do sangue). Com isso, há queda brusca de pressão arterial que rapidamente pode evoluir para uma situação de choque. Há, ainda, o risco de hemorragias graves.  

Essas duas situações podem levar o paciente à morte em pouco tempo, se não forem tratadas. Por isso, a recomendação é que qualquer pessoa que esteja com suspeita da doença busque ajuda médica e tenha seu estado de saúde geral avaliado por um especialista.  

​​Tratamento para dengue  

O tratamento para a dengue é feito para aliviar os incômodos, usando medicamentos que aliviam a febre e as dores. Além disso, a hidratação e repouso são fundamentais para que o corpo se recupere plenamente.  

Os sintomas podem continuar por até dez dias, mas a recuperação total leva entre duas e quatro semanas. 

Mesmo quem já se recuperou, no entanto, deve manter as formas de prevenção, já que existem 4 sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e, embora a pessoa fique imune ao tipo que a pegou, ainda existem outros três que podem infectá-la. 

​Como prevenir a dengue? 

As formas de prevenção contra a dengue envolvem o controle populacional do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é importante adotar medidas ambientais que evitem o acúmulo de água parada (onde a fêmea do mosquito pode depositar seus ovos), tais como: 

  • Cobrir caixas d'água; 
  • Não deixar entulho acumulado; 
  • Evitar acúmulo de água em vasos de plantas, baldes, pneus e bebedouros de animais.  

Há ainda medidas individuais que auxiliam a prevenir a dengue: 

  • Usar repelente e roupas fechadas; 
  • Tomar a vacina dengue.   

A vacina QDENGA é o imunizante indicado para crianças a partir de quatro anos de idade, adolescentes e adultos até os 60 anos. A vacina da dengue é uma das melhores formas de prevenir a doença.    ​

Agendar consulta



​​ Agendamento​

Veja mais