Logo

Infectologia

3 minutos de leitura

Síndrome gripal: o que é, sintomas e quando procurar auxílio médico

Pode ser provocada por diferentes tipos de vírus, dentre os mais frequentes, o da Influenza
SS
Dr. Sumire Sakabe - Infectologista Atualizado em 02/08/2022

Você sabe o que é síndrome gripal? Ela é caracterizada pela ocorrência de um conjunto de sinais e sintomas tais como: dor de cabeça, febre, dor de garganta, calafrios, tosse, espirros, coriza, dor no corpo. Pode ser provocada por diferentes tipos de vírus, dentre os mais frequentes, o da Influenza e seus subtipos.

Nessa edição, explicamos mais sobre o que é a síndrome gripal, seus sintomas e como tratar. A Dra Sumire Sakabe, infectologista do Hospital Nove de Julho, é quem esclarece sobre o tema. Confira o texto completo!

O que é síndrome gripal?

A síndrome gripal é uma infecção aguda do sistema respiratório que afeta as vias aéreas superiores, como nariz e garganta. Pode ser provocada por tipos diferentes de vírus, entre eles o vírus Influenza, com seus tipos e subtipos: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, Influenza B, entre outros. Além deles, ainda podem provocar a síndrome gripal o ParaInfluenza, Adenovírus, Rinovírus e o Coronavírus.

A síndrome gripal é caracterizada por um quadro de febre repentino no início, em seguida tosse, dor de garganta, de cabeça e nas articulações. Seu período de incubação normalmente varia entre um e quatro dias e pode ser transmissível mesmo 24 horas antes do começo dos sintomas e por até 7 dias.

A transmissão acontece por meio do contato com as secreções das vias respiratórias de outra pessoa contaminada ao falar, espirrar e tossir ou no contato com objetos contaminados quando, depois, leva-se a mão até a boca, o nariz e os olhos.

O que quer dizer síndrome gripal?

A síndrome gripal é o conjunto de sintomas que podem ser causados por alguns vírus respiratórios. Entre os quais estão o vírus Influenza, com seus tipos e subtipos: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, Influenza B, entre outros. E também o ParaInfluenza, Adenovírus, Rinovírus e o próprio Coronavírus, conforme explicamos anteriormente.

Entenda também o que é asma e bronquite.

Veja a seguir quais são os sintomas mais comuns que caracterizam a síndrome gripal.

Quais são os sintomas de síndrome gripal?

Entre os principais sintomas da síndrome gripal estão:

- Febre de início súbito, mesmo que referida,

- Acompanhada de tosse ou dor de garganta,

- Pelo menos um desses sintomas: mialgia, cefaleia ou artralgia.

Saiba mais sobre a diferença entre gripe e resfriado.

Quando procurar um médico?

Conforme explica a Dra Sumire Sakabe, o médico deverá ser procurado “se houver falta de ar, desconforto para respirar ou falar, saturação abaixo de 95% ou piora de doença prévia, sonolência excessiva, dificuldade para se alimentar".

Saiba também sobre como amenizar sintomas respiratórios.

Como é feito o tratamento para síndrome gripal?

A especialista esclarece que “a presença dos sintomas acima faz diagnóstico de síndrome gripal. O diagnóstico etiológico, ou seja, a causa dos sintomas, demanda exames específicos tais como testes para influenza, SARS-COV2 e pesquisas para outros vírus respiratórios".

Leia também sobre vacina contra a gripe.

Hospital Nove de Julho

O Serviço de emergência do Hospital Nove de Julho conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos e enfermeiros prontos para o atendimento 24 horas por dia, especializados em casos dos mais simples ao mais complexos .

Além disso, dispomos dos mais modernos equipamentos e tecnologias em saúde para prestar o melhor serviço em áreas de Pronto-Socorro, Pronto-Socorro Infantil e Pronto Atendimento do Hospital Nove de Julho.

E devido ao aumento do número de casos de gripe provocados pelo vírus influenza, o Hospital Nove de Julho garante mais agilidade no atendimento com o serviço de telemedicina. Por meio da plataforma 100% digital da maior rede de saúde integrada do Brasil - Dasa, você pode agendar sua teleconsulta com segurança e conforto. Em casos de sintomas graves, procure o serviço de emergência. Saiba mais em: https://nav.dasa.com.br/

Escrito por
SS

Dr. Sumire Sakabe

Infectologista
Escrito por
SS

Dr. Sumire Sakabe

Infectologista