Logon
Blog

Cirurgia robótica ginecológica

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​A ginecologia também foi uma das especialidades beneficiadas pela cirurgia robótica​. Nesta área é possível tratar diversos tipos de cânceres ginecológicos​, miomas e, especialmente, a endometriose. 

Na endometriose, o tecido endometrial – que reveste o útero e cuja descamação gera o sangramento menstrual - sai da cavidade uterina e cresce em outros órgãos – ovário, intestino, trompa, bexiga e até no pulmão.

Os sintomas incluem: 

  • Dismenorreia​ (cólica) dentro ou fora do período menstrual; 

  • Dor nas relações sexuais;

  • Infertilidade.                                                                                             


​​​O tratamento de endometriose pode envolver cirurgia e medicações. A parte clínica do tratamento envolve tratamento hormonal (por exemplo, pílulas anticoncepcionais) para diminuir a evolução da doença e controlar os sintomas de dor.


A boa notícia é que há um grande avanço no diagnóstico, assim como a opção de tratamento por cirurgia robótica ginecológica, se houver indicação cirúrgica, pois este método permite a equipe mais precisão nos movimentos, portanto, menos dor pós-operatória, menos tempo de internação, menos perda de sangue em geral.

A cirurgia robótica consegue identificar mais focos de endometriose do que a laparoscopia, devido a sua visão 3D.​

Equipe

A equipe de ginecologia do H9J têm um núcleo robótico que atua com médicos certificados desde 2014 com excelentes resultados tanto para pacientes com endometriose, também com câncer de endométrio, colo do útero e alguns casos de câncer de ovário. Além de cirurgias ginecológicas em geral eletivas e também de urgência. 

Qualquer mulher com indicação cirúrgica para videolaparoscopia por qualquer doença ginecológica benigna (miomas, adenomiose, cistos de ovário etc)  ou maligna (câncer de endométrio, câncer de colo de útero etc), eletiva ou urgência (gravidez êectópica, cisto de ovário roto) tem a oportunidade de fazer cirurgia robótica. Todos os ginecologistas da Clínica da Mulher e plantonistas do Pronto Atendimento da Ginecologia têm condições de orientar nossas pacientes sobre a cirurgia robótica. 


​​​


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​


​Leia mais: 

Câncer de colo de útero

Câncer de endométrio

Câncer de mama

Câncer de ovário

Diferença entre endometriose e adenomiose

Mastologia



​​ Agendamento​

Veja mais