H9J recebe simulador para robótica inédito na America Latina
Logon

Notícias

H9J recebe simulador para robótica inédito na America Latina

14/08/2018

O H9J é o primeiro hospital da América Latina a adquirir o novo simulador para a robótica. Trata-se de uma plataforma mais avançada que o antigo (Mimic) capaz de treinar ao mesmo tempo o cirurgião e o assistente. O investimento foi de US$ 150 mil.

Uma das vantagens deste novo simulador é que ele é portátil e pode ser acoplado (como uma mala) ao console do robô. Até agora apenas hospitais no Chile, México, Argentina e Equador possuem a plataforma solo Robotix Mentor. No entanto, o H9J é o primeiro a adquirir a plataforma completa, ou seja, o Robotix Mentor e o Lap Mentor Express que treinam cirurgião e assistente ao mesmo tempo.

Um grande diferencial é que este equipamento realmente simula os processos da cirurgia, como sutura, cauterizações etc. Importado, o produto chegou ao H9J e já está em operação.

TREINAMENTO

Com este novo simulador, o Hospital poderá contar com um serviço de gerenciamento de programas de treinamento e currículos customizados, onde um departamento específico da empresa parceira por meio de uma base online, avalia cada usuário dos simuladores verificando os exercícios executados, sugerindo tarefas que estão atrelados a cada especialidade cirúrgica ou procedimento especifico e trará as métricas que provam quais objetivos foram alcançados e os que não foram. Estes dados servirão para atestar a proficiência dos alunos após horas de simulação.

O médico que deseja se especializar em cirurgia robótica precisa passar por processo de habilitação com 6 fases que dura cerca de um ano. Confira as fases:

PRIMEIRA ETAPA – Consiste em aulas online. O novo simulador prepara com exercícios práticos o cirurgião para as provas de conhecimento que são ministradas pela empresa Intuitive Surgical, fabricante do robô Da Vinci.

SEGUNDA ETAPA – O médico observa em sala cirurgias robóticas ao vivo, realizadas por cirurgião habilitado.

TERCEIRA ETAPA – Treina com o robô, no próprio Hospital 9 de Julho, com um técnico da empresa fabricante que mostra o funcionamento dos mecanismos do robô.

QUARTA ETAPA – O médico precisa cumprir 20 horas no simulador no H9J para treinar habilidade.

QUINTA ETAPA – Faz curso no exterior, onde o médico realiza cirurgias em animais.

SEXTA ETAPA – É a mais complexa de todas. O médico precisa realizar um mínimo de 10 cirurgias robóticas acompanhado de um Proctor (instrutor) da sua especialidade.


ROBÓTICA EM NÚMEROS


ROBÔS NO MUNDO:

EUA - 2928
Europa - 774
Ásia - 589
América Latina - 49


ROBÔS NO BRASIL:

São Paulo - 21
Rio de Janeiro - 9
Belo Horizonte - 3
Recife - 2
Porto Alegre - 2
Fortaleza - 1
Curitiba - 1
Belém - 1
Brasília - 1

Veja também

Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect