A obesidade é fator de risco isolado para a Doença Renal Crônica (DRC). Segundo dados da "International Federation of Kidney Foundations (IFKF)", obesos têm um risco aumentado em 83% de desenvolver a DRC, em comparação com indivíduos com um peso saudável.
Segundo a Dra. Maria Alice Barcelos, coordenadora do Centro do Rim e Diabetes, é fundamental alertar a população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos e manter alimentação equilibrada para evitar a Doença Renal Crônica. "A obesidade por si só já é um fator de risco para a a Doença Renal, além do desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial", afirma a médica.
A DRC é uma doença não-transmissível que afeta 1 em cada 10 pessoas no mundo todo. Embora a gravidade possa variar, a DRC é incurável e faz com que o paciente precise de cuidados.
Veja alguns dados importantes e cuide-se:
10% da população global é afetada pela Doença Renal Crônica (DRC);
Globalmente, 2,6 milhões de pacientes com doença renal terminal (IRC) receberam diálise em 2010. Na projeção para 2030, este número quase dobra para 5,4 milhões;
600 milhões de pessoas no mundo são obesas, sendo 220 milhões crianças;
Estratégias para reduzir o excesso de peso e prevenir o desenvolvimento de diabetes mellitus, hipertensão e doença cardiovascular, irá reduzir o risco de doença renal.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.
Veja as principais patologias: