A correta mastigação dos alimentos é importantíssima para o bem estar e a qualidade de vida. Porém, muitas vezes essa função é prejudicada por diversos problemas, entre eles a perda de um ou mais dentes e a dificuldade de oclusão (fechamento) correto da arcada dentária.
"Quando a mastigação é dificultada, o paciente ao longo do tempo pode apresentar dor de estômago e contratura abdominal, já que o alimento que vai para o estômago não chega suficientemente triturado. Para digerir os alimentos, o estômago tem que liberar então substâncias ácidas em excesso", afirma o cirurgião bucomaxilofacial do Hospital 9 de Julho, Dr. Ronaldo Rodrigues de Freitas.
A mastigação ineficiente leva a um menor aproveitamento dos nutrientes e pode provocar doenças como gastrites e úlceras, aumentando também as chances de o paciente ganhar peso. "Além disso, quando faltam dentes, o paciente tende a mastigar de um lado só, o que sobrecarrega essa parte, podendo levar a problemas de oclusão, desgastes e dificuldades na articulação", diz o médico.
Para o tratamento é necessário consultar o dentista ou o cirurgião bucomaxilofacial, conforme o caso, para identificar as causas da mastigação incorreta. Ele pode ser feito por meio da colocação de implantes dentários, próteses ou outras técnicas de reabilitação oral.