A síndrome do intestino irritável é uma patologia provocada por um distúrbio de funcionamento desse órgão. Suas causas não são conhecidas, mas alguns estudos indicam que as pessoas com esse problema podem ter uma sensibilidade maior a determinados alimentos ou a situações como o stress. "Os casos da síndrome são relativamente comuns e é importante consultar um gastroenterologista para ter o diagnóstico adequado", afirma o gastroenterologista e cirurgião do aparelho digestivo do Hospital 9 de Julho, José Capalbo.
Os sintomas incluem dor abdominal, constipação ("intestino preso") diarreia e sensação de estufamento abdominal decorrente da fermentação de gases, entre outros. É importante notar que sangramentos, febre e perda de peso não são indicadores da síndrome e podem indicar outras doenças que precisam ser investigadas.
Exames clínicos e testes complementares como hemograma, ultrassom abdominal e Raio X de abdômen, dentre outras podem ser solicitados para identificar a síndrome. O tratamento vai depender do estado de cada paciente e pode incluir a administração de suplementos de fibras, laxantes e antiespasmódicos para conter os espasmos do intestino e melhorar os sintomas abdominais. Em alguns casos podem ser receitadas também medicações com efeito calmante e analgésico.