Logo

Alergias

1 minuto de leitura

Alergia alimentar atinge 5% dos adultos

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 06/04/2017

A Alergia Alimentar atinge cerca de 5% dos adultos e 8% das crianças e  caracteriza-se  por uma reação exacerbada do organismo quando o indivíduo consome determinados tipos de alimentos. Seus sintomas podem se manifestar na pele, na respiração, sistema gastrointestinal e cardiovascular. Algumas vezes, o episódio de alergia alimentar podem se mostrar por reações leves, como uma simples coceira nos lábios. Outras vezes pode levar a consequências graves, como o choque anafilático: trata-se de uma reação que dificulta a respiração, a circulação e pode levar à morte quando não há atendimento de emergência.

As causas desses tipos de alergia ainda não são conhecidas. Em tese, qualquer alimento pode despertar reações alérgicas. Porém, há alguns deles que costumam desencadear o maior número de crises, como leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos.

 Para o diagnóstico da Alergia alimentar é necessário uma história clínica bem detalhada associada a testes alérgicos cutâneos e/ou in vitro, além de testes de desencadeamento oral onde o alimento é oferecido sob supervisão médica por especialista, levando ao diagnóstico preciso,

O tratamento se baseia principalmente em excluir da dieta do paciente os alimentos causadores de reações mas atualmente alguns tratamentos podem ser realizados para aquisição de tolerância a alguns alimentos como leite e ovo, melhorando a segurança e qualidade de vida dos pacientes alérgicos.

Deseja ler mais informações sobre saúde com fontes seguras e confiáveis ? Acesse nosso BLOG

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico