Logon
Blog

Você já ouviu falar em bypass gástrico?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​Neste mês de fevereiro, o blog está esclarecendo dúvidas sobre obesidade e seu tratamento por meio da cirurgia conhecida como Bariátrica.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, entre os tipos de cirurgia bariátrica a técnica bypass gástrico com derivação intestinal é a mais praticada no País, representando cerca de 75% dos procedimentos para o tratamento da obesidade grave. O procedimento é realizado por acesso minimamente invasivo por laparoscopia, com rápida recuperação.

Embora o ideal seja ter um peso adequado, mantido por alimentação saudável e prática regular de atividade física, algumas pessoas não conseguem manter um peso normal. Neste momento, a primeira linha de tratamento deve envolver modificações do estilo de vida por reeducação alimentar, exercícios físicos e medicamentos que auxiliem no emagrecimento. Para casos em que estas mudanças não surtam efeito ou para pessoas com mais de 45 quilos de excesso de peso, a cirurgia bariátrica deve ser considerada.

Quando bem indicadas, as cirurgias bariátricas podem alcançar a perda de até 45% do peso de antes da cirurgia. As técnicas baseiam-se na redução do tamanho do estômago e desvio de parte do intestino modificando mecanismos neuro-hormonais naturais do corpo humanos que resultam em diminuição da fome e o aumento de hormônios favorecedores da saciedade.

Além da marcante diminuição do peso, a cirurgia resulta em melhora ou controle de doenças graves associadas a obesidade, como diabetes, hipertensão, apneia do sono, colesterol e triglicérides elevados e problemas ortopédicos.

Para que tenha resultado em longo prazo, o paciente deve ter consciência de que passará por uma profunda reeducação alimentar, tanto na quantidade de ingestão, na variedade de alimentos e forma de comer.

A cirurgia fornece uma ferramenta que, quando usada com equilíbrio e determinação, resulta em grandes benefícios na qualidade de vida. Por isso, o acompanhamento pós-cirúrgico ambulatorial é fundamental.

Dr. Almino Ramos, cirurgião bariátrico do Centro de Gastroenterologia e Cirurgia Metabólica e Bariátrica do H9J.

​​​


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​​​

​​ Agendamento​

Veja mais