A colite é caracterizada por uma inflamação intestinal que causa desconfortos e distúrbios digestivos; estes podem afetar significativamente a qualidade de vida de quem convive com a doença. Essa condição, que pode ser aguda ou crônica, exige acompanhamento médico para se ter um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Veja mais sobre o problema a seguir.
O que é colite?
A colite é caracterizada pela inflamação do cólon, como é chamada a última porção do intestino grosso. Essa inflamação pode causar uma variedade de sintomas desconfortáveis e, em alguns casos, algumas complicações de saúde.
Tipos de Colite
A colite é uma condição que pode ter causa distintas; por isso, ela tem alguns subtipos, como:
Colite infecciosa
É uma inflamação tipicamente aguda provocada por vírus, bactéria ou parasita. É popularmente conhecida como “virose" e costuma ter evolução benigna, melhorando depois de alguns dias.
Colite ulcerativa
Também chamada de retocolite ulcerativa, é uma forma de Doença Inflamatória Intestinal (DII) que acomete somente o cólon, especialmente sua parte final (reto). Acomete pessoas geneticamente predispostas a apresentar o problema e provoca diarreia, dor abdominal e sangramento nas fezes.
Colite isquêmica
Ocorre por falta de irrigação sanguínea no intestino, causando lesões no cólon por falta de oxigenação das células. Acomete normalmente quem tem doença arteriosclerótica e é mais comum em idosos.
Colite Pseudomembranosa
Esse tipo de colite geralmente ocorre após o uso prolongado de antibióticos, o que acaba desequilibrando a microbiota intestinal e provocando a proliferação exacerbada de uma bactéria chamada C. difficile, gerando uma produção de toxinas que prejudica o intestino.
Colite crônica
A colite crônica é caracterizada por inflamação persistente ou recorrente do cólon e geralmente tem sintomas que duram por mais de 4 semanas.
O que causa colite?
As causas da colite podem variar, sendo as mais comuns:
- Infecção por vírus (como rotavírus e adenovírus), bactérias (como Salmonella e E.coli) ou parasitas;
- Predisposição genética a doenças autoimunes (como Doença de Crohn e colite ulcerativa);
- Uso excessivo de antibióticos;
- Problemas cardiovasculares (como doença aterosclerótica).
Quais são os sintomas de colite?
Os sintomas mais comuns da colite são:
- Dor abdominal;
- Alternância entre episódios de diarreia e constipação (prisão de ventre);
- Presença de muco nas fezes;
- Fezes com sangue;
- Febre;
- Desidratação;
- Gases.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de colite é feito por meio de uma avaliação médica completa. Isso inclui a realização de anamnese, em que o médico analisa os sintomas relatados, a duração deles e também o histórico de saúde e familiar do paciente.
O médico também pode realizar exame físico no consultório e pedir alguns exames para entender melhor o problema e descartar outras condições. Os exames mais comumente requisitados são:
- Exames de sangue;
- Exame de fezes;
- Colonoscopia;
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Qual é o tratamento para colite?
O tratamento para a colite vai depender da causa do problema e da gravidade do quadro, podendo incluir:
- Mudanças na dieta: evitar alimentos que irritam o intestino, como alimentos picantes e gordurosos, pode aliviar os sintomas do problema. Recomenda-se também o consumo de fermentados como o kombucha e o iogurte, para auxiliar no equilíbrio da microbiota intestinal.
- Medicamentos: anti-inflamatórios, antibióticos, antidiarreicos e probióticos podem ser prescritos para controlar a inflamação, combater infecções e regular a flora intestinal. Em alguns casos, pode-se utilizar também medicamentos com ação imunossupressora.
- Cirurgia: em casos graves de colite ulcerativa ou colite isquêmica, a cirurgia é recomendada para remover a lesão do intestino.
Qual médico procurar?
O médico especialista em doenças do intestino grosso (cólon, reto e ânus) e que pode realizar o diagnóstico e o tratamento da colite é o coloproctologista.
Como é o atendimento no Hospital Nove de Julho?
O atendimento no Hospital Nove de Julho conta com Centro de Doença Inflamatória Intestinal, que possui uma estrutura completa para realização de consultas e exames (laboratoriais e de imagem), além de um corpo clínico altamente capacitado, com médicos especialistas prontos para acolher e orientar os indivíduos portadores de colite em todas as etapas de seu tratamento.