Logo

Institucional

1 minuto de leitura

Você sabe o que é o transplante de medula óssea?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 15/04/2019

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é um procedimento de alta complexidade e alguns cuidados são essenciais para o seu sucesso. Segundo o responsável pelo Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital 9 de Julho, Dr. Celso Massumoto,  o transplante é uma forma de imunoterapia que elimina as células antigas, doentes, para que a medula receba as novas, com menor risco de rejeição.

"Após a realização do procedimento, o paciente precisa ficar em isolamento para não correr risco de infecção, já que o sistema imunológico está comprometido", diz. 

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), existem no Brasil 70 centros para transplante de medula óssea, sendo 26 para transplantes com doadores não aparentados. O Hospital 9 de Julho está cadastrado entre os que realizam o transplante entre não aparentados e faz, inclusive, o transplante haploidêntico. Esse método permite o procedimento mesmo quando o doador não é totalmente compatível com o paciente. São poucos os centros no Brasil que realizam esse processo, de alta complexidade.

"O transplante haploidêntico surgiu há pouco tempo nos Estados Unidos e aumentou muito a possibilidade de doadores", explica Massumoto. 

Tipos de transplante

Existem três tipos de transplante:

Alogênico -  a medula é obtida de um doador previamente selecionado por testes de histocompatibilidade, normalmente identificado entre os familiares ou em bancos de medula óssea.
Autólogo -   a medula óssea ou as células tronco periféricas são retiradas do próprio paciente, armazenadas e reinfundidas após altas doses de quimioterapia. 
Singênico - O transplante de medula óssea entre gêmeos univitelinos é denominado singênico. 
Haploidêntico - O paciente recebe a medula de um doador parcialmente compatível. 

  

O Hospital 9 de Julho realiza todos esses procedimentos e possui duas Unidades exclusivas de Onco-Hematologia Adulta e Pediátrica para o tratamento de lifomas, leucemia mieloide aguda e crônica, leucemia infocítica aguda e crônica, Doença de Hodgkin, mieloma múltiplo e outras. 

Artigo originalmente publicado em 2016 e atualizado em 2019.

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.

LEIA MAIS:

Unidades de Onco-Hematologia do H9J - conheça a estrutura
Medula Óssea: perguntas e respostas
Como ser um doador de Medula Óssea
Leucemia 
Doença de Hodgkin

Ações de Humanização na TMO

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico