Logon
Blog

Osteomielite: infecção óssea pode ser aguda ou crônica

Tratamento da doença envolve a administração de antibióticos

​​A osteomielite é uma condição que pode afetar qualquer osso do corpo, gerando dor e febre, entre outros sintomas. O tratamento costuma ser feito com antibióticos – e, se necessário, cirurgia e drenagem de abscessos. 

Agendar consult​a​


O que é osteomielite?  

A osteomielite é uma infecção óssea, geralmente causada por bactérias. Ela resulta em inflamação, dor e, às vezes, danos ao osso afetado e aos tecidos ao redor. 

O que causa osteomielite?  

A osteomielite pode ser causada por bactérias que entram nos ossos por meio de: 

  • Feridas abertas (como fraturas expostas); 
  • Cirurgias; 
  • Corrente sanguínea (por exemplo, se o paciente já tiver outra infecção, o microrganismo causador pode circular no organismo pelo sangue e afetar algum osso). 

As pessoas mais vulneráveis à osteomielite são aquelas com sistema imunológico enfraquecido, com histórico de diabetes, lesões traumáticas ou próteses articulares. 

LEIA TAMBÉM: Lesões e traumas: conheça as causas mais comuns que afetam quem pratica esportes 

Além disso, essa doença pode ocorrer em crianças, sobretudo quando há outras infecções não tratadas, que possibilitam a circulação de bactérias pela corrente sanguínea. 

Quais são os sintomas de osteomielite?  

Os sintomas da osteomielite aparecem na região do osso acometido e incluem: 

  • Dor intensa; 
  • Inchaço; 
  • Vermelhidão; 
  • Febre; 
  • Calor localizado; 
  • Às vezes, dificuldade de movimento da articulação próxima à área afetada.  

Em casos mais graves, também pode haver formação de pus e feridas que não cicatrizam. 

Osteomielite aguda  

A osteomielite aguda é uma infecção óssea de evolução rápida. Ela costuma ocorrer abruptamente com sintomas como febre alta, dor intensa e inflamação. 

Esse quadro pode surgir após lesão, cirurgia ou disseminação de infecção por corrente sanguínea.  

Osteomielite crônica  

A osteomielite crônica, por sua vez, é de evolução mais lenta e se desenvolve ao longo do tempo com sintomas mais sutis, como dor persistente, períodos intermitentes de febre, emagrecimento e anemia. 

A forma crônica dessa doença pode resultar do tratamento inadequado da osteomielite aguda ou de infecções de longa duração. 

Osteomielite pode virar câncer?  

A osteomielite pode levar a várias complicações, incluindo danos permanentes aos ossos, fraturas, formação de abscessos, disseminação da infecção para outras partes do corpo e problemas de crescimento em crianças. 

Contudo, ela não está diretamente associada ao desenvolvimento de câncer. A osteomielite é uma infecção óssea causada geralmente por bactérias, enquanto o câncer é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado de células do próprio corpo. 

Como é feito o diagnóstico?  

Para investigar alterações nos ossos, são utilizados exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Se houver alguma dúvida, a cintilografia óssea pode ser solicitada. 

Além disso, exames de sangue (como hemograma completo, provas inflamatórias e cultura) podem ser realizados para detectar sinais de infecção e identificar a presença de bactérias. 

O diagnóstico definitivo da osteomielite é feito com uma biópsia óssea para confirmar a presença da infecção e determinar o tipo de microrganismo causador. 

Como é feito o tratamento?  

O tratamento da osteomielite envolve o uso de antibióticos por via oral ou intravenosa para combater a infecção.  

Em quadros mais graves, também pode ser necessário drenar abscessos, remover tecidos infectados ou retirar implantes por meio de cirurgia.  

Osteomielite tem cura?  

Em muitos casos, a osteomielite pode ser tratada com sucesso, especialmente quando diagnosticada e tratada precocemente. Ou seja, é possível que pacientes com essa doença sejam curados. 

No entanto, em alguns casos crônicos ou complicados, o tratamento pode ser prolongado. E, mesmo após o tratamento adequado, existe a possibilidade de a osteomielite voltar depois de muitos anos. 

Qual médico procurar?  

Casos de osteomielite frequentemente requerem o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, coordenada pelo ortopedista e pelo infectologista. 

LEIA TAMBÉM: Ortopedia: quando consultar um especialista ​

Agendar consulta​



​​ Agendamento​

Veja mais