Logon
Blog

Lúpus: saiba identificar os sintomas e conviva bem

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Lúpus eritematoso sistêmico, ou apenas Lúpus, como é conhecida popularmente, é uma doença autoimune que, em 90% dos casos acomete mulheres.

Uma das manifestações mais comuns – e talvez uma das mais conhecidas – são os eritemas (lesões de pele elevadas e avermelhadas) que atingem as laterais do nariz e as bochechas, com uma forma que lembra a de uma borboleta.

A principal característica das doenças autoimunes é que os tecidos saudáveis do corpo são atacados por engano pelo próprio organismo. No caso do Lúpus, os anticorpos podem provocar lesões em diversos tecidos e órgãos além de alterações nas células sanguíneas. Por isso, é necessário que o problema seja detectado e tratado tão logo seja diagnosticado: ainda não há cura para o Lúpus, mas é possível controlá-lo.

Causas

Há uma predisposição genética de origem desconhecida. A doença, em si, é desencadeada por fatores externos como infecção por vírus – que enfraquece a imunidade do organismo – ou ainda por exposição excessiva à radiação solar. Por conta do calor, muitos surtos são detectados entre a primavera e o verão.

Diagnóstico

Os sintomas do Lúpus são múltiplos e variam de pessoa para pessoa, o que pode retardar a detecção da doença. A identificação dos sintomas é feita por um reumatologista após a identificação de manifestações típicas como lesões de pele e mucosas, artrite, inflamação nas membranas que envolvem os pulmões e o coração, alterações renais e neurológicas, alterações nas células sanguíneas e realização de exames específicos imunológicos.

Tratamento

Entre as opções de tratamento estão corticoides, imunossupressores, imunomoduladores e imunobiológicos, medicamentos que agem no corpo para neutralizar a atividade inflamatória.

A indicação de uso de medicamentos varia de acordo com a gravidade do caso. Além disso, é fundamental reforçar a proteção da pele ao se expor ao sol e tomar cuidado com os demais fatores desencadeantes da doença.

Dr. Nilton Salles é reumatologista do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho.


​​​​

​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​


​​ Agendamento​

Veja mais