Logon
Blog

Espirometria: conheça as indicações

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​Conhecido como teste do sopro ou Prova de Função Pulmonar Completa, a Espirometria é um exame de pulmão realizado por um profissional de saúde habilitado por meio de um aparelho chamado espirômetro. No exame, o paciente sopra em um tubo conectado a um dispositivo, e um software analisa a capacidade pulmonar da pessoa. 

Geralmente, a espirometria é de rápida execução (dura entre 20 a 30 minutos), é indolor e não invasiva. 

De acordo com a Dra. Suzana Pimenta, pneumologista do Hospital 9 de Julho, o exame avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão e pode auxiliar nos seguintes diagnósticos:

Investigar casos de tosse e dispneia (falta de ar);

Diagnóstico e acompanhamento de: 
Asma;
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
Fibrose Pulmonar;
Pré-operatório para cirurgia bariátrica;
Pré-operatório para pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão que vão precisar fazer a cirurgia para retirada do tumor.

Outras indicações  
Avaliar a capacidade pulmonar em atletas;

Diagnóstico e avaliação do tratamento das doenças secundárias à exposição de produtos químicos (pneumoconioses), tais como:

Silicose: Causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodul​ares nos lobos superiores do pulmão. Provoca dificuldades respiratórias, febre e cianose.
Asbestose: Doença pulmonar causada pela aspiração de fibras de amianto, que pode levar à falência respiratória, câncer de pulmão e ao mesotelioma maligno.
Pneumoconiose dos carvoeiros (pulmão negro): Causada por depósitos de poeira de carvão nos pulmões. Em geral, as pessoas não têm sintomas, mas as que têm a doença grave tossem e desenvolvem falta de ar.

Sobre o serviço:
O H9J conta com uma equipe de pneumologistas altamente especializada e preparada para atender pacientes com as mais diversas patologias e os exames estão disponíveis às terças e quintas-feiras às tarde, quarta-feira pela manhã e, aos sábados, das 8h às 14h.


​​​


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


​​ Agendamento​

Veja mais