Logon
Blog

Equipe multiprofissional é essencial no tratamento da Esclerose Múltipla

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune. Isso significa dizer que o próprio sistema imunológico ataca a bainha de mielina, um dos componentes do sistema nervoso. É considerada a doença autoimune mais comum do que imagina, mas ainda é muito desconhecida da população e até dos profissionais de saúde. Em função disso, é primordial que o portador procure um especialista na área.

O Centro de Medicina Especializada do Hospital 9 de Julho, por exemplo, conta com atendimento multiprofissional para atender os pacientes portadores dessa doença degenerativa, que necessitam de tratamento para controlar os sintomas, retardar a evolução da doença e uma vida normal.

Coordenado pelo neurologista Dr. Rafael Paternò, o atendimento é realizado por mais dois neurologistas especialistas, o Dr. Diogo Haddad Santos, e a Dra. Elisa de Melo, todos com atuação em outros centros de referência da área.

"Principal causa de incapacidade em pacientes jovens depois de acidentes, a Esclerose Múltipla é uma doença tratável. Isso significa que se o paciente for diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, tem grandes chances de ter uma boa evolução", afirma o Dr. Paternò.

Equipe multiprofissional
Na Esclerose Múltipla o paciente pode ter diminuição de força e de sensibilidade dos membros, alterações visuais e tontura, entre outros sintomas. Por isso, é fundamental que o tratamento seja multiprofissional, incluindo além do Neurologista uma equipe  com neuropsicólogo, psicólogo, educador físico, nutricionistas, fisioterapeutas e fisiatras.

"Com esse tratamento integrado, atualmente, já é possível ter uma vida relativamente normal com a Esclerose Múltipla. Isso porque há medicações que buscam reduzir ou evitar os novos surtos, reduzindo a chance de complicações da doença. Para alguns casos, é indicada também a fisioterapia. É importante que o paciente siga rigorosamente o tratamento.", explica o Dr. Rafael. 


​​Agendamento​


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​


Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

A  importância do diagnóstico
Com tratamento é possível conviver com a doença Esclerose Múltipla: informações seguras ajudam na qualidade de vida dos pacientes
Você já ouviu falar de Esclerose Múltipla?




Veja mais