Logon
Blog

Enxaqueca: condição gera outros sintomas além da dor de cabeça

Acompanhamento médico precoce da enxaqueca reduz o risco de o problema se tornar crônico

​A enxaqueca é uma das dores de cabeça mais comuns que existem. Ela pode estar associada a diversos fatores, mas, na maioria das vezes, é desencadeada pelo estresse. 

​​Agendar consulta

É importante que todo novo quadro de enxaqueca seja avaliado pelo neurologista. Assim, o médico consegue descartar a possibilidade de o paciente estar com outras doenças que podem simular a enxaqueca. 

​​O que é enxaqueca?  

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça primária. Isso significa que não há alterações cerebrais visíveis que justifiquem o incômodo. No entanto, sabe-se que existem alterações químicas no cérebro que são responsáveis pelos sintomas. 

Existem algumas variações da enxaqueca, incluindo: 

​​Enxaqueca comum 

“Enxaqueca comum" é a enxaqueca clássica, que corresponde à maioria dos casos. 

​Enxaqueca com aura  

A enxaqueca com aura se diferencia por apresentar sintomas, geralmente visuais, que antecedem a dor de cabeça. É comum que o paciente veja luzes cintilantes no campo de visão, que vão aumentando com o passar do tempo. Pode haver também alteração da sensibilidade e da fala – porém, essas manifestações são menos comuns. 

​​Enxaqueca crônica  

O termo “enxaqueca crônica" é utilizado para descrever os quadros nos quais a enxaqueca persiste por mais de 15 dias no mês, durante um período superior a 3 meses. 

​​Enxaqueca vestibular  

A enxaqueca vestibular, além de gerar a dor de cabeça e outros sintomas da enxaqueca clássica, é caracterizada por intensa vertigem e alterações da coordenação postural. 

​​Enxaqueca menstrual  

A enxaqueca menstrual acontece em um período específico: entre dois dias antes até dois dias depois do início da menstruação. 

​Quais são os sintomas de enxaqueca?  

O sintoma mais frequente da enxaqueca é a dor de cabeça. Além desse incômodo, o paciente pode apresentar náuseas com vômitos, fotofobia, fonofobia e aumento da sensibilidade na pele da região da cabeça. 

Pessoas com enxaqueca também podem notar outras mudanças no organismo horas ou dias antes de a dor de cabeça surgir. É possível que a dor seja antecedida por manifestações como alteração na capacidade de concentração, irritabilidade, sede e apetite mais intensos e desconforto no pescoço. 

Cabe destacar que, conforme mencionado anteriormente, a enxaqueca com aura e a enxaqueca vestibular podem gerar outros sintomas. A primeira está ligada a sintomas visuais, como a sensação de luzes cintilantes. Já a segunda costuma ser acompanhada de vertigem intensa e alterações da coordenação postural. 

​​O que pode causar enxaqueca?  

Diferentemente da cefaleia tensional, que se manifesta por pontos doloridos na cabeça e cuja causa está atrelada a infecções ou outras doenças, a causa da enxaqueca está associada à genética. Inclusive, muitas pessoas acometidas por esse tipo de dor de cabeça têm histórico familiar – havendo, portanto, influência hereditária.  

Os principais fatores capazes de desencadear a enxaqueca são: 

  • Estresse; 
  • Sono irregular; 
  • Alterações hormonais (sobretudo em mulheres); 
  • Consumo de álcool (muitas vezes, de vinho); 
  • Desidratação; 
  • Determinados alimentos (como chocolate e queijo). 

​​​​Qual médico procurar?  

O médico mais indicado para avaliar casos de enxaqueca é o neurologista

É importante procurar esse profissional logo que os episódios de enxaqueca tiverem início. Assim, é possível examinar quais fatores estão associados à condição e analisar a necessidade de acompanhamento e tratamento. Vale ressaltar que o acompanhamento precoce reduz o risco de o problema se tornar crônico. 

Também é essencial consultar um neurologista se as dores de cabeça começarem a prejudicar o dia a dia do paciente.  

​​Como é feito o diagnóstico da enxaqueca?  

O diagnóstico da enxaqueca é clínico, não havendo um exame que detecte especificamente essa condição. 

Porém, durante a investigação do caso, o médico pode solicitar exames para descartar doenças capazes de simular a enxaqueca (como tumores e trombose das veias do cérebro). Isso geralmente é feito quando os pacientes apresentam outros sintomas que não são típicos da enxaqueca. 

​Qual é o tratamento para enxaqueca?  

A enxaqueca costuma ser tratada com medicamentos. Alguns remédios servem para aliviar a dor, sendo administrados por via oral ou, em crises mais intensas, por via endovenosa. Outros são de uso contínuo, sendo prescritos com o objetivo profilático de evitar futuras crises. 

Há também medidas não medicamentosas que são importantes e podem ajudar a minimizar as crises de dor, como: 

  • Ter uma alimentação saudável; 
  • Organizar uma rotina adequada de sono para dormir bem; 
  • Praticar exercícios físicos regularmente; 
  • Fazer acupuntura. 
​​​Agendar consulta​



​​ Agendamento​

Veja mais