Logon
Blog

Entenda o que é como funciona o exame de endoscopia

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Agendar Consulta​​
​​​

A endoscopia é o exame mais indicado para avaliar o que se passa dentro do nosso aparelho digestivo e diagnosticar problemas gastrointestinais como úlceras, gastrite e refluxo.

Mas, para realizá-lo, é preciso tomar alguns cuidados antes e até mesmo depois do procedimento para que o resultado seja o mais preciso possível.

Como é feito?

Sua realização, contudo, é relativamente simples: consiste na introdução de um cano fino, o endoscópio, que possui espessura aproximada de um canudo. Nele, há uma câmera frontal que permite ao médico ver o interior de todo o aparelho digestivo, do esôfago ao estômago e, dependendo do que se queira investigar, o intestino.

O aparelho transmite as imagens diretamente a um monitor que, dependendo do modelo, pode aumentá-las em até 100 vezes, o que faz com que o diagnóstico de problemas ga​​strointestinais seja bastante exato.

O procedimento é feito com aplicação de sedativo e anestesia local, que visa evitar qualquer desconforto. Justamente por conta da sedação, é preciso que a pessoa esteja acompanhada de alguém que possa levá-la para casa.

Após o exame

Após o exame, é comum sentir sonolência e dificuldade para se locomover. É altamente recomendável que no dia da endoscopia o paciente evite fazer muito esforço e é prática comum receber atestado para permanecer em casa após o exame.

Além disso, para que se possa fazer uma análise mais acurada, o paciente deve estar em jejum por, no mínimo, oito horas e adiar o uso de medicamentos que possam afetar os resultados. Se você faz uso de medicamento diário, é preciso conversar com o médico para uma orientação mais detalhada.

Cuidados necessários

Os riscos da endoscopia são mínimos, mas pode haver sangramentos por conta da introdução do endoscópio, alergia à sedação e até mesmo sensação de inchaço no estômago provocada pelo ar levado até o órgão, o que costuma passar em poucas horas.

Um ponto importante a ser considerado quando a endoscopia se faz necessária é onde o exame é realizado. Por ser um procedimento que exige preparação, o ideal é que o paciente o faça com um especialista em laboratório ou hospital de confiança, com uma equipe capacitada que possa orientar corretamente e atendê-lo em caso de qualquer reação indesejada.

​​Agendar Consulta​​


​​ Agendamento​

Veja mais