Logon
Blog

Baixa estatura pode ser deficiência de hormônio do crescimento

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​O endocrinologista é o médico capacitado para avaliar alterações relacionadas ao crescimento, como baixa estatura em crianças. Causas hormonais como deficiência do hormônio do crescimento (GH) são raras, mas devem sempre ser avaliadas. Outras causas para a baixa estatura são hipotireoidismo, alimentação inadequada, doenças renais e hepáticas, alterações ósseas de origem genética, síndrome de Turner (em mulheres), nascimento prematuro, entre outras. A causa mais comum, porém, ainda é a baixa estatura idiopática, isto é, aquela em que não se conhece a origem. A altura dos pais influencia muito. Da mesma forma,  as crianças podem ser "baixinhas" em uma fase da vida e depois atingir um estirão e uma altura normal. 

A alta estatura também pode ser um problema de saúde. Causas incluem o excesso de produção do hormônio GH na infância e adolescência (na fase adulta não há aumento de tamanho e apenas das extremidades, numa doença conhecida como acromegalia) e doenças de origem genética como a síndrome de Marfan.

Para detectar precocemente problemas no crescimento, os pais devem levar os filhos com regularidade ao pediatra que, caso note alguma anormalidade, deverá encaminhar a criança ou adolescente ao endocrinologista para realização de exames sorológicos ou radiológicos. 
​​

​​​​

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.​​​​​​



​​ Agendamento​

Veja mais