Logon
Blog

Ansiedade demais pode ser sinal de transtorno

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​Preocupação antes de realizar uma prova. Medo de não ser aprovado em uma entrevista de emprego. Temor de não conseguir pagar as contas do mês. São muitos os motivos que podem nos levar a experimentar a ansiedade. E não há nada de errado em apresentar essa reação em alguns momentos da vida. O problema acontece quando a ansiedade se manifesta de forma exagerada, causando problemas à saúde ou transtornos ao cotidiano da pessoa.​

Sintomas

Dificuldade de concentração, tensão muscular, perturbação do sono, fadiga e irritabilidade são alguns dos sintomas de quem sofre do chamado Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), distúrbio marcado pela preocupação ou expectativa excessiva que persiste por um período prolongado, geralmente superior a seis meses. Taquicardia, hipertensão, falta de ar, arritmia cardíaca, dor de cabeça, náuseas, dores musculares e problemas intestinais também podem afetar os pacientes desse distúrbio.
Diferentemente de quem tem uma reação pontual e natural de ansiedade, as pessoas com TAG não conseguem controlar os pensamentos negativos e tendem sempre a esperar o pior. Sentem preocupação diariamente, sem cessar, e por causa disso acabam tendo problemas de desempenho nos estudos, no trabalho e no convívio social. 

Diagnóstico e tratamento

Nesses casos, o ideal é procurar ajuda de um profissional de Saúde Mental​. Ele poderá fazer o diagnóstico levando em conta o histórico do paciente, seus hábitos e, quando necessário, solicitando exames de saúde complementares. O tratamento geralmente inclui acompanhamento psicoterápico e, quando necessário, uso de medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos. Técnicas de relaxamento também podem ser recomendadas.

Durante todo o tratamento, um dos objetivos é fazer com que o paciente aprenda a lidar com seu estado de preocupação crônica. Frequentemente quem sofre de TAG tende a acreditar que o que causa sua ansiedade são fatores externos (eventos cotidianos, outras pessoas, situações difíceis). Mas na maioria das vezes as preocupações são geradas pelo próprio paciente, que precisa encontrar uma maneira de controlá-las. 


​​​

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.​​​​​


Leia Mais:

Depressão é muito mais que tristeza 

Por que devemos combater o sedentarismo?

9 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

​​ Agendamento​

Veja mais