Logon
Blog

Alimentação saudável: como manter o equilíbrio

Bons hábitos alimentares são aliados na prevenção de doenças

​É comum termos em mente que a alimentação saudável oferece inúmeros benefícios, como a prevenção de doenças, a melhora do humor e o bem-estar geral no dia a dia. Por isso, escolher bem os ingredientes, as quantidades consumidas e até mesmo os melhores momentos para fazer as refeições, são decisões importantes para cuidar melhor da saúde como um todo. ​

Veja neste blog o que é uma alimentação saudável e qual o papel dela na prevenção de doenças e promoção de mais qualidade de vida. Quem explica o assunto é a Dra. Luciane Osse, Nutróloga do Hospital Nove de Julho.

 

O que ​é alimentação saudável?

Ter uma alimentação saudável é basear os hábitos de alimentação além das questões nutricionais, mas também na área social e cultural. Estimular o consumo de alimentos saudáveis como verduras, frutas e legumes, mas considerando a região e o comportamento local.

 

A alimentação saudável é aquela que assegura, sobretudo, que o corpo receba todos os nutrientes necessários. Alimentos que garantam equilíbrio, variedade, higiene, quantidade, mas sem abrir mão do sabor. Aliás, comida saudável é também sinônimo de sabor no prato.  

 

Qual é a importân​​​cia da alimentação saudável?

A importância de uma alimentação saudável é, primordialmente, proporcionar qualidade de vida. Isso porque ela oferece energia, previne e combate doenças, contribui para a manutenção do peso e promove um melhor desenvolvimento físico.

Além disso, fortalece o sistema imunológico e contribui para a memória e o humor, melhora a qualidade do sono, diminui o cansaço e o estresse, previne contra o envelhecimento precoce, favorece o sistema digestivo e aumenta a disposição na rotina.

Para isso, é preciso estar atento à qualidade e também à quantidade, sem sobrar, nem faltar, é preciso incluir: proteínas, fibras, carboidratos, gorduras, cálcio, vitaminas. Essa riqueza de nutrientes é encontrada em legumes, verduras, frutas, carnes magras.

O que se deve evitar são os alimentos industrializados, o excesso de sal, o açúcar refinado e os produtos como bolos, pães, massas e frituras.


Quais doenças po​​dem ser prevenidas com uma alimentação saudável?

Inúmeras doenças podem ser prevenidas com a adoção de hábitos alimentares saudáveis ao longo da vida. Esses são alguns dos exemplos:

 


Como evitar exageros em viag​​​ens e festas de fim de ano?

Quando chega a época das festas de fim de ano, exagerar na quantidade de comida e bebida não é algo muito difícil de acontecer, isso porque aqui no Brasil há o hábito de consumir alimentos com muitas calorias e também gordurosos, o que, consequentemente, pode dificultar a digestão e até mesmo causar intoxicação alimentar, provocando enjoo, mal-estar e diarreia.

 

Durante o dia, e também nas festas, mantenha a hidratação com água, sucos de frutas não ácidas e água de coco.

 

A Dra. Luciane Osse destaca ainda que as festas de final de ano são sempre uma época de confraternização, mas para muitos pacientes que estão em tratamento de obesidade essa época gera muita ansiedade e medo do que os excessos podem desencadear.

 

“De um modo geral recomendo que meus pacientes usem o momento da ceia para aproveitar e comerem os pratos que mais gostam. Mas lembrando que não vale estender a ceia de Natal para sobras nos dias seguintes e acabar emendando com as festas de ano novo. Faça uma refeição consciente, festeje com sua família naquele dia, afinal, foram anos de pandemia que não pudemos ter esses momentos afetivos. Sempre com moderação, e no dia seguinte, vida normal!", explica a médica.

 

Além disso, a Dra. Luciane Osse deixa mais algumas dicas de como cuidar melhor da alimentação no Natal. Confira!

 

  • Permita-se comer aquilo que você come somente nessa época. O peru de Natal, o tender da tia ou a maionese da avó. Temos muitos alimentos afetivos, isso não deve ser proibido, mas se lembre de pegar pequenas porções. O maior prazer está nos primeiros momentos da degustação, o que já é suficiente pra matar a vontade.

 

  • Evite beliscar. Uma mesa cheia de petiscos pode ser um perigo: você pega várias porções sem perceber e não se dá conta da enorme quantidade de calorias contidas ali. Tente começar por um prato grande de salada e planeje o que vai comer. Visualize tudo que está comendo, isso faz diferença.

 

  • Outro ponto importante: fique alerta com as bebidas alcoólicas - elas são super calóricas e, em geral, vêm acompanhadas de um menor critério para escolha dos alimentos. Um drink intercalado com água pode ser uma boa estratégia para reduzir a quantidade, mas se lembre de ter um limite.

 

  • Mantenha sua rotina de treinos, muitas pessoas acabam deixando de lado a atividade física. Mas poucos minutos são suficientes para se manter no foco do plano alimentar e objetivo.

 

  • Não deixe de se pesar: é importante ter em mente o peso que ganhou, assim teremos mais clareza do que precisaremos fazer para retomar o ponto anterior.

 

  • Durante o dia e também nas festas, mantenha a hidratação com água, sucos de frutas não ácidas e água de coco.

 


Dicas para manter uma aliment​​​ação saudável

E no dia a dia, para garantir uma alimentação mais saudável, adote os seguintes hábitos:

 

  • Faça cinco a seis refeições por dia (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia);
  • Ingira frutas, legumes e verduras;
  • Diminua o consumo de carnes gordurosas;
  • Inclua cereais integrais no cardápio;
  • Evite as frituras;
  • Reduza a ingestão de embutidos;
  • Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • Evite a ingestão de líquidos nas refeições;
  • Diminua o consumo de açúcar;
  • Beba mais água;
  • Pratique atividades físicas.  

 

Qual médic​​o procurar?

Conforme explica a Dra. Luciane Osse “a obesidade é uma doença crônica e o tratamento dela é complexo e multifatorial, não recomendamos que o paciente faça automedicação e até mesmo se utilize de orientações nutricionais que não foram especificamente dadas a ele. Indicamos que o tratamento de controle seja orientado por um médico especialista Nutrólogo/Endocrinologista, e o seguimento nutricional em conjunto com o nutricionista.

 

Além do sobrepeso e obesidade, o nutrólogo também é um médico capacitado para prevenir e tratar: transtornos alimentares, como bulimia e anorexia; doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e aterosclerose; doenças metabólicas, como doença celíaca e intolerância à lactose".

 

Centro de contro​​le do peso

O Centro de Controle de Peso do Hospital Nove de Julho conta com uma equipe multidisciplinar formada por endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, entre outros.

Cada paciente tem sua avaliação personalizada feita por profissionais experientes que indicam o melhor tratamento, como dietas, uso de medicações ou procedimentos como a cirurgia bariátrica, em casos de obesidade grave.


Além disso, o centro também é especializado no tratamento de alterações e doenças associadas ao sobrepeso e à obesidade, tais como diabetes, hipertensão arterial, patologias cardíacas , doenças articulares, apneia do sono e insuficiência respiratória.

 

Para marcar consultas e exames, acesse nossa Central de Agendamento Online

​​ Agendamento​

Veja mais