Não podemos negar que o carnaval é uma das festas mais animadas e coloridas, certo? E, para muitos, a melhor época do ano. Mas atenção, ter energia para aguentar os 4 dias requer alguns cuidados.
Nos blocos, os foliões sempre abusam da exposição ao sol, de alimentação gordurosa e das bebidas alcoólicas, além de outros exageros que podem até comprometer a saúde. A nutricionista do Centro da Medicina do Exercício e do Esporte, Érica Fernanda Gonçalves de Oliveira preparou algumas dicas para te ajudar a aguentar os dias de folia sem perder a harmonia.
Bom-humor deve ser sua comissão de frente! Seja flexível e tenha calma, não vale estragar sua festa por bobeira. Ah! Vale também deixar o preconceito em casa e levar boas doses de respeito.
Essas dicas valem para a turma da pipoca e para você que curte da arquibancada. Aproveite a folia e pule o carnaval com muito ritmo e alegria!
Alimentação
Pule o carnaval, mas não pule as refeições. Evite ficar de barriga vazia e prefira alimentos leves. Uma boa opção são os snacks (castanhas, frutas desidratadas, barrinhas e cookies integrais) Ah! Cuidado se for manipular frutas cítricas com a exposição solar, lave muito bem as mãos para evitar a fitofotodermatose (manchas marrons).
Bebida
A palavra de ordem é hidratação! Beba muita água. Sucos e água de coco ajudam a recuperar os sais minerais perdidos no suor. E nada de estragar a festa da turma. Todo mundo sabe o próprio limite, portanto, beba com moderação. Além de intensificar a desidratação, se você exagerar na bebida alcoólica, a ressaca vai estragar a folia.
Vestuário
Use roupas com tecidos leves e cores claras e desça do salto! Se você não é a rainha de bateria, que precisa sambar com a plataforma, escolha sapatos confortáveis e baixos. E, para sua segurança, use uma doleira por baixo da roupa para guardar dinheiro, documentos e celular.
Sono
Divertir-se no Carnaval é muito bom, mas lembre-se, dormir também é. Respeite o limite do seu corpo, uma boa noite de sono vai recarregar suas energias para o dia seguinte. Privação de sono com bebidas energéticas pode aumentar o seu nível de estresse.
Protetor Solar
Abuse do protetor solar, sempre! E que tal óculos de sol e chapéu como um excelente adereço? Lembre-se, você deve reaplicar o filtro solar a cada duas horas ou sempre que tomar banho de mar, piscina ou transpirar muito.
Não se automedique
Você sabia que até hábitos comuns para alívio da dor, como colocar o gelo sobre a pele, pode causar efeitos colaterais? No caso do gelo, a pele pode ser queimada se exposta a essa temperatura por muito tempo. Caso a pessoa esteja com dor e se automedicar com analgésicos, pode acabar "maquiando" um problema mais sério. Por isso, busque sempre a orientação do seu médico.
Use Camisinha
Sexo só com camisinha, ela protege contra a AIDS e DSTs. Evite a ressaca moral pós-carnaval. Não vacila!
Este artigo foi originalmente publicado em 08/02/2018 e atualizado.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.
LEIA MAIS: