Logon
Pacientes e Visitantes

Ablação Cardíaca

H9J recebe software que facilita o mapeamento e ablação de arritmias complexas

​​

O H9J é pioneiro no Brasil na realização da ablação cardíaca utilizando a versão 7 do sistema de mapeamento eletroanatômico Carto® 3, da Johnson&Johnson. Os dois primeiros procedimentos foram realizados nos dias 11 e 12 de novembro pela equipe do Dr. Cristiano Faria Pisani, médico eletrofisiologista do H9J e assistente da Unidade de Arritmia do InCor.

Segundo o Dr. Pisani, o Carto 3 permite, através de campos eletromagnéticos, identificar a posição do cateter no coração, além de reconstruir a anatomia do órgão e identificar, através de processamento dos sinais obtidos por esses cateteres, se existe alguma alteração no músculo ou no local por onde passam os circuitos das arritmias. 

Hoje, existem várias tecnologias para localizar os cateteres no coração e para identificar quais as estruturas estão envolvidas com as arritmias. A mais clássica é o Raio-X, porém, além de não mostrar alguns detalhes, há o risco da exposição à radiação. "Por isso, foram desenvolvidos os sistemas de mapeamento eletroanatômico e o Carto 3 é um deles. Outra tecnologia é o uso do ecocardiograma intracardíaco, que permite ver em tempo real as imagens, sendo útil em algumas situações", explica o médico. 

Versão 7: a mais avançada
A versão 7, recém instalada no H9J, permite a realização rápida de mapas de alta densidade das estruturas do coração, além de ter menos risco de falhas por definição inadequada das referências e a principal novidade é a utilização do módulo COHERENT, que processa todos os sinais registrados, mostrando, através de pequenos vetores, a direção e velocidade de ativação da arritmia nas diferentes partes das câmaras do coração. Isso permite identificar de maneira mais precisa o alvo da ablação. 

Adicionalmente, o sistema Carto do H9J possui o módulo de avaliação da qualidade de lesão chamado SURPOINT. Esse modulo avalia de maneira mais precisa a lesão causada pela radiofrequência, reduzindo a chance de reconexão das estruturas previamente ablacionadas. 

As principais vantagens para pacientes e médicos é que esse sistema permite uma ablação mais rápida, com melhor entendimento dos circuitos, tendo impacto no resultado, com menor chance de recorrência e consequentemente menor custo global. 


O que é e para que serve a ablação cardíaca 

A ablação cardíaca é um procedimento que consiste na cauterização das áreas do coração que estão relacionadas com as arritmias cardíacas. Está indicada para tratar as arritmias que não são resolvidas com as medicações ou quando o paciente prefere fazer o procedimento para ficar sem uso dos medicamentos. Fibrilação atrial, extrassístoles ventriculares, taquicardias supraventriculares e taquicardia ventricular são as arritmias em que mais frequentemente a ablação é utilizada para o tratamento.  

O procedimento é, geralmente, realizado com o paciente sob sedação ou anestesia geral. São feitas três pequenas incisões na região da virilha para a colocação dos cateteres. Uma vez posicionados no coração, estimulações através desses cateteres são responsáveis por documentar o diagnóstico preciso e as estruturas responsáveis pela arritmia. 

Quando identificada, é realizada a cauterização das estruturas responsáveis pela doença. Na sequência, as mesmas estimulações e testes feitos anteriormente são repetidos para documentar a eliminação da arritmia. 

Serviço de Eletrofisiologia do H9J - Está capacitado para a realização desde procedimentos mais simples, como os mais complexos, incluindo as ablações de Fibrilação Atrial e Taquicardia Ventricular.

​​Agendamento​

​​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.