Logon

Cardiologia (adulto e infantil)

Cardiologia.jpg​​​​​​Especialidade médica voltada ao estudo, prevenção e tratamento de doenças que acometem o coração e os vasos sanguíneos, a Cardiologia está dividida em duas áreas: a Clínica (não invasiva) e a Invasiva.

Os cardiologistas clínicos são os profissionais que realizam os atendimentos dos pacientes em consultórios para diagnosticar e orientar o tratamento das patologias que eles apresentam. Quando necessário, encaminham os pacientes para exames ou tratamentos que por sua vez podem demandar procedimentos invasivos (realizados pela Cardiologia Invasiva). "Isso pode incluir desde procedimentos hemodinâmicos (para diagnóstico e tratamento como cateterismo cardíaco e angioplastia), Eletrofisiologia Invasiva (para tratamento de arritmias) até cirurgia cardíaca", afirma o cardiologista Marcelo Paiva.

O Hospital 9 de Julho conta com o Centro de Cardiologia que oferece consultas com cardiologistas altamente preparados e com experiência  no atendimento das mais diversas patologias. A instituição também coloca à disposição os mais modernos equipamentos para realização de exames diagnósticos como angiotomografia de coronárias, ressonância nuclear magnética e cintilografia miocárdica.

No que se refere à área hospitalar, o H9J possui pronto atendimento cardiológico com larga expertise no atendimento emergencial, com suporte 24hs.

O principal diferencial da instituição está em seus Núcleos formados por grupos de especialistas em Insuficiência Cardíaca, Fibrilação Atrial, Hipertensão Arterial e Síndrome Coronariana Aguda, entre outros. "Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos atuam nesses núcleos, oferecendo um atendimento multidisciplinar aos pacientes", afirma Marcelo Paiva. Além disso, o Hospital 9 de Julho possui uma equipe de especialistas baseada no conceito do chamado Heart Team. "Um grupo de médicos composto por cardiologista clínico, um hemodinamicista e cirurgião cardíaco se reúnem sempre que há casos cujo tratamento não é consensual e merece uma discussão para decidir qual a melhor opção a seguir", afirma Paiva.

Ainda como apoio a todo os pacientes internados, estão os programas mantidos pela Cardiologia do Hospital 9 de Julho para reduzir a incidência de complicações graves. É o caso do Programa de Prevenção ao Tromboembolismo Venoso, patologia muito frequente em pacientes acamados. "Todos os pacientes internados recebem uma avaliação para identificar o risco para desenvolver  a patologia e, dessa maneira, podemos tomar as medidas para evitá-la", explica a enfermeira da área de Cardiologia, Maria Paula Andrietta. O H9J mantém também um Grupo de Apoio ao Tabagista, oferecendo informação e auxílio àqueles que desejam parar de fumar.​​

Deseja ler mais informações sobre saúde com fontes seguras e confiáveis? Acesse nosso BLOG​


Veja outros temas

9 medidas para cuidar bem da saúde do coração Arritmia Cardíaca Cardiomiopatia Hipertrófica Cardiopatias CongênitasCirurgia Minimamente invasiva  Infarto do Miocárdio Insuficiência Cardíaca Prolapso da Válvula Mitral​​​

Veja também

Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect