A osteomielite é uma condição que pode afetar qualquer osso do corpo, gerando dor e febre, entre outros sintomas. O tratamento costuma ser feito com antibióticos – e, se necessário, cirurgia e drenagem de abscessos.
O que é osteomielite?
A osteomielite é uma infecção óssea, geralmente causada por bactérias. Ela resulta em inflamação, dor e, às vezes, danos ao osso afetado e aos tecidos ao redor.
O que causa osteomielite?
A osteomielite pode ser causada por bactérias que entram nos ossos por meio de:
- Feridas abertas (como fraturas expostas);
- Cirurgias;
- Corrente sanguínea (por exemplo, se o paciente já tiver outra infecção, o microrganismo causador pode circular no organismo pelo sangue e afetar algum osso).
As pessoas mais vulneráveis à osteomielite são aquelas com sistema imunológico enfraquecido, com histórico de diabetes, lesões traumáticas ou próteses articulares.
LEIA TAMBÉM: Lesões e traumas: conheça as causas mais comuns que afetam quem pratica esportes
Além disso, essa doença pode ocorrer em crianças, sobretudo quando há outras infecções não tratadas, que possibilitam a circulação de bactérias pela corrente sanguínea.
Quais são os sintomas de osteomielite?
Os sintomas da osteomielite aparecem na região do osso acometido e incluem:
-
Dor intensa;
-
Inchaço;
-
Vermelhidão;
-
Febre;
-
Calor localizado;
-
Às vezes, dificuldade de movimento da articulação próxima à área afetada.
Em casos mais graves, também pode haver formação de pus e feridas que não cicatrizam.
Osteomielite aguda
A osteomielite aguda é uma infecção óssea de evolução rápida. Ela costuma ocorrer abruptamente com sintomas como febre alta, dor intensa e inflamação.
Esse quadro pode surgir após lesão, cirurgia ou disseminação de infecção por corrente sanguínea.
Osteomielite crônica
A osteomielite crônica, por sua vez, é de evolução mais lenta e se desenvolve ao longo do tempo com sintomas mais sutis, como dor persistente, períodos intermitentes de febre, emagrecimento e anemia.
A forma crônica dessa doença pode resultar do tratamento inadequado da osteomielite aguda ou de infecções de longa duração.
Osteomielite pode virar câncer?
A osteomielite pode levar a várias complicações, incluindo danos permanentes aos ossos, fraturas, formação de abscessos, disseminação da infecção para outras partes do corpo e problemas de crescimento em crianças.
Contudo, ela não está diretamente associada ao desenvolvimento de câncer. A osteomielite é uma infecção óssea causada geralmente por bactérias, enquanto o câncer é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado de células do próprio corpo.
Como é feito o diagnóstico?
Para investigar alterações nos ossos, são utilizados exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Se houver alguma dúvida, a cintilografia óssea pode ser solicitada.
Além disso, exames de sangue (como hemograma completo, provas inflamatórias e cultura) podem ser realizados para detectar sinais de infecção e identificar a presença de bactérias.
O diagnóstico definitivo da osteomielite é feito com uma biópsia óssea para confirmar a presença da infecção e determinar o tipo de microrganismo causador.
Como é feito o tratamento?
O tratamento da osteomielite envolve o uso de antibióticos por via oral ou intravenosa para combater a infecção.
Em quadros mais graves, também pode ser necessário drenar abscessos, remover tecidos infectados ou retirar implantes por meio de cirurgia.
Osteomielite tem cura?
Em muitos casos, a osteomielite pode ser tratada com sucesso, especialmente quando diagnosticada e tratada precocemente. Ou seja, é possível que pacientes com essa doença sejam curados.
No entanto, em alguns casos crônicos ou complicados, o tratamento pode ser prolongado. E, mesmo após o tratamento adequado, existe a possibilidade de a osteomielite voltar depois de muitos anos.
Qual médico procurar?
Casos de osteomielite frequentemente requerem o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, coordenada pelo ortopedista e pelo infectologista.
LEIA TAMBÉM: Ortopedia: quando consultar um especialista