Também conhecida como gripe A ou suína, a gripe H1N1 é uma doença muito parecida com a gripe comum com sintomas como febre, tosse e nariz escorrendo. Segundo a Dra Regina Tranchesi, Diretora Técnica e infectologista do Hospital 9 de Julho, a diferença entre as duas é que a gripe suína pode levar a complicações sérias de saúde, mais frequentemente que a gripe comum, incluindo a morte.
Segundo dados do Ministério da Saúde, foram detectados este ano 187 casos de gripe suína, com 29 mortes. Só no Estado de São Paulo foram registrados 157 casos. Os números são até 14 de março.
A transmissão também é igual à gripe comum por meio de gotículas de saliva, tosse e espirro e secreções respiratórias e contato com superfícies tocadas por pessoas com as mãos não higienizadas. O tratamento é feito com antivirais e hidratação.
De acordo com a Dra. Regina, para se prevenir basta lavar bem as mãos ou usar álcool gel, evitar aglomerações e locais fechados, beber bastante líquido, principalmente água e evitar contato com pessoas infectadas e a automedicação. "Sempre procure orientação médica".
Diante do surto, o Hospital 9 de Julho criou uma área de atendimento específica em seu Pronto-Socorro para atender a pessoas com sintomas de gripe.
Veja os sintomas
-
Tosse contínua e seca
-
Febre alta
-
Dor de cabeça intensa
-
Dores musculares fortes
-
Falta de ar
-
Espirros
-
Dor de garganta leve
-
Fraqueza extrema
-
Calafrios frequentes
-
Ardência nos olhos
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.